Petitioning Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações and 7 others

Manifesto pela Ciência

Já parou para pensar que a ciência está presente em tudo o que acontece no mundo? Ela salva vidas, ajuda a entender o comportamento humano e ainda colabora para a construção de uma economia sustentável e eficiente. Para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da  ciência e dar visibilidade à pesquisa científica, no 22 de abril de 2017 (dia da Terra) ocorrerá a March for Science.

Organizada por cientistas e entusiastas que reivindicam maior reconhecimento da sociedade e dos governantes, a mobilização teve início nos Estados Unidos e já ultrapassa a marca de 300 marchas satélites. Em São Paulo, a iniciativa "Marcha pela Ciência - SP" partiu de alunos e professores da USP, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Para os organizadores, um dos objetivos principais da mobilização é democratizar os estudos científicos e torná-los mais acessíveis e abertos à comunidade. “Precisamos aproximar a sociedade da ciência, pois ela é utilizada para o bem comum”, comenta Flávia Virginio Fonseca, aluna de doutorado do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. “As pessoas não se interessam pela ciência e parte disso se deve à falta de preparo dos próprios cientistas para lidar com a divulgação dos estudos de maneira fácil e objetiva”. Por isso queremos também conscientizar a comunidade científica sobre a importância dessa parceria com a comunidade. A ciência deve ser inclusiva”, comenta.

Boa parte da população brasileira, segundo os cientistas, enxerga a ciência como algo de difícil acesso e compreensão. “Para esses ela parece complexa porque envolve experimentos e tecnologia, o que não significa que seja difícil ou chata. A ciência é uma excelente ferramenta no desenvolvimento do pensamento crítico, necessários em todas as esferas da vida”, destaca a Dra. Nathalie Cella, docente do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Este evento representará a união dos cientistas e da sociedade em geral, pela valorização das pesquisas na manutenção de políticas públicas e o incentivo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. “No Brasil, temos uma carência de investimentos em pesquisa e de políticas públicas.  Estudos que podem trazer benefícios à saúde pública, ao meio ambiente e novas tecnologias sustentáveis enfrentam a falta de apoio das autoridades”, afirma Felipe Simões, aluno de graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo.

Reunindo o maior número possível de instituições e parceiros, a Marcha pela Ciência – SP pretende disseminar a ideia de que a ciência é fundamental para a construção de políticas e regulamentos de interesse público. Além disso, a organização criou uma página no Facebook com o objetivo de divulgar o evento e mostrar que acreditam em uma educação científica mais aberta e consciente. Os entusiastas da causa também poderão contribuir com os custos operacionais do evento através de crowdfunding.

Publicamos um Manifesto com mais informações sobre nossos objetivos. Apoie-nos, assine esta petição e divulgue! Só assim alcançaremos mais pessoas e chegaremos até as autoridades e melhoraremos nossa realidade!

Saiba mais:
Website: http://www.marchapelacienciasp.com
Contato: marchapelacienciasp@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/marchapelacienciasp
Instagram: @marchapelacienciasp
Twitter: @marchacienciasp

This petition will be delivered to:
  • Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações
  • Departamento da Ciência e Tecnologia - Exército Brasileiro
  • Governo Federal
  • CAPES
  • CNPQ
  • Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
  • Universidades e Faculdades Particulares e Públicas do Brasil
  • Institutos Brasileiros de Pesquisa

Marcha Pela Ciência started this petition with a single signature, and now has 895 supporters. Start a petition today to change something you care about.

The only way Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações will listen

Every signature matters and makes the petition more powerful. Add your name today and help us win.