Preservar a Enfermaria de Infetologia do HGRS - BA

Vitória

Preservar a Enfermaria de Infetologia do HGRS - BA

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 8 apoiadores!
Médicos Baianos criou este abaixo-assinado para pressionar A SESAB (SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA)

Diante dos eventos recentes, com a proposta relâmpago de substituição da enfermaria de Infetologia por uma de Onco-hematologia no HGRS, foi enunciado o seguinte manifesto:

Não poderia ficar silente. Há 2 dias o ar mais preocupado já me dizia algo: Dra Nanci não estava bem. Hoje resolvi escrever, depois de refletir e repensar o que deveria dizer. Vou preferir fugir do que é óbvio, vou poupar os elogios; todos já falaram das qualidades delas. Sinto-me à vontade para ser bem sucinto ao traduzir em palavras minha admiração por Dra Nanci e Dra Ana Paula, elas já sabem o que penso.
O que acredito que não se pode deixar passar em branco é o enorme desrespeito da determinação de fechamento da enfermaria de infectologia. Sem duvida, essa decisao desconsidera e desconhece a história e a vocação da enfermaria de infectologia do Roberto Santos, ignora a trajetória dos profissionais e equipes que se empenham há décadas em meio às agruras de nossos pacientes. Não enxerga o ensino afetuoso da medicina. Ela tenta desconstruir o trabalho de centenas de médicos, enfermeiros, técnicos e dos diversos profissionais que em meio à realidade hostil do nosso sistema público de saúde, perseveram em cuidar do próximo. Fica aqui o meu apelo para que haja o diálogo, para que se reveja a decisao de fechamento, porque sim, existem alternativas. Mesmo assim, vale registrar minha indignação ainda que se reverta essa determinacao, porque a sensação e o sentimento de sermos “descartáveis” já ocorreram. Não houve diálogo, não houve consulta prévia aos responsáveis pela enfermaria. O proposito de minha manifestaçao nao e afrontar os gestores, a intenção é chamar a atencao de todos
para uma reflexao. Afinal, posso dizer que sim, ainda se faz medicina por amor, e que a enfermaria de infecto de HGRS é um dos lugares onde exerce a medicina como sacerdócio. Meu apoio e gratidão às professoras Nanci Silva, Ana Paula Alcântara e Gracimara.

Vitória

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 8 apoiadores!

Compartilhe este abaixo-assinado