Nós queremos a criação do Neadi na Uerj

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Nosso projeto tem como objetivo a criação do Núcleo de Estudos Avançados em Doenças Infecciosas (NEADI), um espaço multiprofissional formado por diversos laboratórios, incluindo um laboratório com nível de biossegurança 3, que é indispensável ao estudo de patógenos de alta periculosidade, como os agentes causadores de Covid 19, tuberculose e Aids.
Atualmente, nosso Estado dispõe de pouquíssimos laboratórios com essa infraestrutura. Além disso, esses laboratórios estão concentrados em apenas 2 instituições, e não há nenhum na Uerj. Isso representa um gargalo para a contribuição científica dos pesquisadores do Rio de Janeiro.
O NEADI vai ocupar um prédio histórico, que será restaurado e adaptado para abrigar um complexo de laboratórios de última geração, onde professores e alunos realizarão pesquisas para compreender as doenças infecciosas, validar estratégias de tratamento e desenvolver medicamentos, kits de diagnóstico e vacinas.
Assim, a criação do NEADI contribuirá para a formação de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Uerj, produzirá pesquisas que beneficiarão toda a população e ainda promoverá a recuperação de um patrimônio histórico do nosso Estado.
Apoiando a criação do NEADI, nós estamos incentivando, a um só tempo, a educação, a saúde, a ciência, a tecnologia, a inovação, a história e a cultura do Estado do Rio de Janeiro.