Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 7.550 apoiadores!

"Eu estava sentado no patamar da escada exterior da casa, quando vejo precipitar-se para mim um jovem negro, o qual se abraça aos meus pés suplicando-me pelo amor de Deus que o fizesse comprar por minha madrinha. Ele vinha procurando mudar de senhor, porque o dele, dizia-me, o castigava, e ele tinha fugido com risco de vida... Foi este o traço inesperado que me descobriu a natureza da instituição com a qual eu vivera até então familiarmente, sem suspeitar a dor que ela ocultava".

Essa é uma parte da história de Tomás, o primeiro negro a ser defendido por um advogado em um tribunal brasileiro. Sabe quem foi o advogado? O mesmo homem que escreveu esse episódio: o pernambucano Joaquim Nabuco.

Foi conhecendo a escravidão de perto que Nabuco se dedicou a defender a liberdade. Foi assim que ele se tornou uma das maiores referências do liberalismo brasileiro. Até hoje, nos inspira seu legado:

"Eduquem os seus filhos, eduquem-se a si mesmos, no amor da liberdade alheia, único meio de não ser a sua própria liberdade uma doação gratuita do Destino, e de adquirirem a consciência do que ela vale, e coragem para defendê-la".

O homem que defendeu a liberdade em tempos de escravidão dá nome ao atual plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Mas essa homenagem está ameaçada.

Um novo prédio para o plenário está prestes a ser inaugurado. E alguns deputados, com claro interesse populista de consagrar um antigo aliado político, querem mudar o nome do lugar de Joaquim Nabuco para Eduardo Campos.

É imoral que os representantes do poder legislativo estadual ignorem todo o legado de Nabuco para tentar consagrar a memória de um homem que, se estivesse vivo, estaria com a corda no pescoço em investigações policiais. Mas eles são 49 e nós somos 9 milhões. Nessa disputa de forças, temos que ganhar!

Precisamos reagir e evitar que políticos corruptos sejam consagrados como referências da nossa História. Por isso, convido todos e todas a participarem do nosso abaixo-assinado contra a mudança de nome do plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Juntos(as), seremos #LivresDoPopulismo

Hoje: Karla está contando com você!

Karla Falcão precisa do seu apoio na petição «Livres: Evitar que o nome do plenário da ALEPE mude de Joaquim Nabuco para Eduardo Campos». Junte-se agora a Karla e mais 7.549 apoiadores.