#FixPokémonGO

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Há alguns meses o jogo Pokémon GO vem criando certos debates entre a comunidade, e percebo que uma quantidade assustadora de jogadores reclama de diversas coisas que vêm sendo acrescentadas no jogo, falhas que ocorrem no jogo, eventos decepcionantes e sobre a postura e práticas da Niantic.


Dito isso, em conjunto com um grupo de jogadores, decidi criar esse abaixo assinado com as maiores e mais urgentes reclamações da comunidade para que a Niantic venha à público se manifestar sobre como tornar o jogo o que foi criado para ser: divertido, acessível e que não seja estressante. Adianto que alguns pontos terão como exemplo a GO Fest 2020, já que representa o maior evento anual de Pokémon GO. Também citarei as mega evoluções. Algumas coisas que forem ditas aqui não serão apagadas, como bugs citados que forem corrigidos, afinal existem vários problemas antigos que já foram corrigidos e mesmo assim acabaram voltando para o jogo.


Os tópicos que serão tratados serão 8. São eles:


1 - Transparência

2 - Práticas questionáveis da Niantic

3 - Bugs

4 - PvP

5 - Mega Evoluções

6 - Adaptações para jogadores de regiões rurais

7 - Wayfarer

8 – Mudanças que devem ser permanentes após a pandemia


-----------------------------------------------------------


1- Transparência

Um problema recorrente que acontece no jogo é a falta de detalhes sobre os eventos que acontecem no jogo. Algumas coisas que aconteceram em relação à GO Fest podem ser usadas como exemplo. 

§  Anúncio de 75 espécies de Pokémon durante o evento, porém não houve detalhe de quais seriam essas espécies e não foi informado que a maioria delas só estaria disponível no primeiro dia do evento;

§  Foi anunciada uma surpresa para o segundo dia, porém os detalhes só ficaram disponíveis depois que o evento começou;

§  Por ser o maior evento do ano no jogo, os jogadores criaram uma enorme expectativa sobre a chance de conseguir um Pokémon brilhante(shiny). Como a Niantic não se pronunciou sobre isso, os jogadores se basearam na GO Fest de 2019. No fim, a chance foi extremamente baixa.

Essa omissão em detalhes também se mostrou presente em alguns eventos anteriores e também em eventos após a GO Fest 2020, como no caso das semanas de Ultra Bônus. Já que os jogadores desembolsaram R$54,90 (U$ 14,90 fora do Brasil), seria totalmente justo a Niantic informar objetivamente o conteúdo completo de cada um dos dois dias de evento.

Outra coisa na qual a Niantic tem falhado bastante é na parte das atualizações. Faltam informações importantes que interessam todos que jogam Pokémon GO.

§  Faltam informações disponíveis diretamente na aba de notícias do jogo, afinal nem todos os jogadores conseguem acessar o blog;

§  Precisa ter uma aba informando detalhadamente cada bug identificado e cada bug corrigido, inclusive novos bugs;

§  Faltam informações prévias dentro do jogo sobre quando uma nova atualização será lançada e o que virá de novo, o que será modificado e

É importante que a Niantic também converse mais com sua comunidade, exponha ideias e peça o feedback dos jogadores com mais frequência.

Por fim, não tem como as votações do pokémon do Dia da Comunidade sere realizadas exclusivamente pelo Twitter. Nem todos os jogadores utilizam a rede social, então é o correto que essa votação ocorra dentro do próprio jogo.

§  Menção importante

A Niantic mudou os pokémon que aparecem nos Dias das Comunidades, deixando de colocar pokémon considerados raros, e isso está desanimando a maior parte dos jogadores. Outra coisa desmotivadora é a caixa de Descoberta Extraordinária, que antes dava como recompensa o encontro com um entre duas ou mais espécies de pokémon lendários, e desde o início de 2020 só apresenta pokémon que não são considerados muito raros e que podem ser conquistados de outras formas, como o Raichu na caixa de setembro/2020 (é um pokémon que pode ser conquistado através de reides de 3 estrelas).

São duas coisas que podem voltar ao modelo antigo e que com certeza motivaria os jogadores.

 

2- Práticas Questionáveis da Niantic

É necessário que todos se lembrem de duas coisas:

§  A pandemia da COVID-19 não acabou, ainda existem pessoas demais sendo contaminadas e morrendo;

§  A orientação das organizações de saúde em todo mundo é que as pessoas fiquem em casa;

§  Como a economia dos países em todo mundo ficou desestabilizada por causa da pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas e têm uma situação financeira complicada.

Dito isso, o jogo precisa ser adaptado para que os jogadores possam disfrutar de uma experiência completa ao jogar. Porém, o jogo está ficando muito caro para se jogar e o jogador é forçado à sair de casa em cada evento que acontece no jogo, cada mudança nos spawns de Pokémon etc. Isso se o jogador quiser aproveitar o jogo minimamente da forma como o jogo deveria ser jogado.

Os passes de reide à distância foram uma adição genial e importantíssima ao jogo, junto com o sistema de convite para as reides. O problema é que só se consegue esse recurso através da loja do jogo. Qual o problema da Niantic em prover aos jogadores um passe à distância grátis? Poderia ser um modelo de 1 passe à distância grátis gratuitamente todos os dias.

E o jogo realmente precisa ser adaptado para se jogar em casa. Seria interessante um pacote gratuito com pelo menos 3 incensos por semana, para que os jogadores possam usufruir melhor do jogo, além de um pacote de pelo menos 2 incensos para os Dias da Comunidade. Também é importante que o pokémon companheiro volte a trazer pokébolas durante os Dias da Comunidade. 

Por fim, que tudo que for pago não gere vantagens enormes em relação à quem não paga e que as missões tragam recompensas melhores e justas. Complicado fazer uma missão de 50 jogadas excelentes e a recompensa ser 5 frutas normais. (Isso aconteceu em um desafio antes da GO Fest 2020)


3- Bugs

São muitos os problemas internos do jogo, mas definitivamente os bugs (falhas) merecem seu lugar de destaque aqui.

§  Os bugs visuais: a tela totalmente branca; o bug onde se clica em um Pokémon de incenso que foge e o jogo trava no mapa, sendo necessário que o jogador reinicie o jogo; 

§  O bug que apaga o mapa e mostra apenas os ginásios, pokéstops e spawn de pokémon; (por enquanto foi corrigido)

§  Os bugs onde os jogadores simplesmente são jogados para fora da batalha e perdem o passe à distância ou presencial;

§  O bug onde o pokémon da reide é derrotado e a contagem continua até a reide acabar e o jogador ter perdido;

§  O bug que faz a reide ficar travada em GO e o tempo da reide vai sendo contado até o fim (o jogador perde sem conseguir jogar); 
O bug onde o jogo fecha após o fim da reide e o jogador simplesmente não captura o Pokémon e aparece na reide que já foi capturado;

§  Os bugs que fecham o jogo: como abrir o aplicativo de câmera do celular para fotografar alguma coisa e deixar o jogo em segundo plano; o tenebroso bug que fecha o jogo toda vez que um jogador vai fazer uma solicitação de poképarada e precisa abrir a câmera;

§  E os bugs do PvP, que serão citados no próximo tópico.


Novamente terei que citar a GO Fest 2020, em especial a compensação pelos desastrosos bugs durante o evento principal, onde a lista de amizade não abria, onde o jogo teve todos os bugs visuais citados e ainda mais, todos os bugs de reides, todos os bugs que fizeram jogadores fecharem o jogo mais de 50 vezes durante uma hora entre as 20 horas totais do evento, entre outros. E esse evento de compensação conseguiu apresentar mais bugs do que o próprio evento principal!

Fazendo uma relação com o ponto sobre as práticas questionáveis da empresa, vale lembrar que os bugs de reide prejudicaram jogadores que pagaram pelos passes com dinheiro real, e isso é realmente muito grave.

Niantic, mesmo que leve mais de um dia, faça uma manutenção decente nesse jogo. Façam uma varredura pelo jogo e ouçam a comunidade de jogadores sobre os bugs para que possam ser corrigidos, lançando atualizações que os corrijam, e sendo transparente sobre o que for corrigido. E, principalmente, criem um padrão fixo de TOTAL revisão e polimento ANTES de realizar cada atualização, para evitar que tantos bugs novos e outros já corrigidos surjam no jogo.


4 - PvP

Existe uma mudança que deve ser realizada no PvP com urgência e é algo que irá resolver boa parte dos problemas com bugs e lentidão em todo o jogo, e essa mudança está justamente no servidor do PvP. É extremamente necessário que o jogo tenha um servidor exclusivo e melhorado para o PvP, incluindo principalmente a GO Battle League (Liga de Batalha GO). Individualmente o PvP é ridículo, com os problemas de delays e bugs frequentes, o que eventualmente abre brechas para que certos jogadores mal intencionados tenham vantagens sobre os outros, utilizando até mesmo hacks.

Há algum tempo houve uma manutenção no jogo, que durou aproximadamente 6 horas. Não serviu para nada. Os problemas voltaram e, pior ainda, surgiram outros problemas após a manutenção. Devo lembra-los de que existem jogadores que gastam dinheiro real em passes de batalha premium no PvP e esses jogadores são frequentemente prejudicados pelo número grande de bugs. É dinheiro investido no jogo e sendo simplesmente jogado no lixo.


5 - Mega Evoluções

É um fato que as mega evoluções chegaram no jogo de uma forma tão pay to win ("pague para ganhar") que foi quase pay to play ("pague para jogar"). A Niantic, após o lançamento das mega evoluções, pediu um feedback dos jogadores e recebeu um número enorme de críticas sobre a mecânica implementada. 

Então, após o feedback da comunidade, mudou as recompensas das mega reides, aumentando bastante o número de mega energias recebidas. Além disso, também vendeu um pacote com três passes de reide à distância pelo valor de 1 pokécoin na primeira semana dos eventos de setembro/2020, o mesmo pacote na segunda semana (poderia ser permanente e semanalmente, além de ser grátis), e também anunciou novas formas de se obter mega energias. Nesse momento a Niantic mostrou aos jogadores que toma atitudes caso o feedback seja massivo, e as mudanças implementadas e anunciadas para as mega evoluções realmente foram boas, mesmo que ainda não seja o ideal. Então o foco agora é pressionar a Niantic (de maneira justa, é claro) para que as mudanças anunciadas sejam implementadas o quanto antes.

 

6 - Adaptações para jogadores de regiões rurais

Diversos jogadores de regiões rurais e com poucos pokéstops/ginásios e spawns de Pokémon têm reclamado sobre como não conseguem usufruir o jogo da forma que a Niantic promete. Dito isso, algumas mudanças se fazem necessárias:

§  Atualmente todo jogador tem direito à um Spawn aleatório por dia no que a Niantic diz ser um “incenso diário”. Para que o jogo se torne minimamente interessante é necessário que esse spawn diário mude para um sistema de à cada meia hora em dias comuns e, nos Dias da Comunidade e eventos especiais (como a GO Fest), 1 spawn à cada 15 minutos;

§  Também está disponível diariamente um pacote grátis com 4 itens aleatórios na loja do jogo. Sério, Niantic, só 4 itens? Sinceramente, para que esse pacote deixe de ser inútil, o correto é conter no mínimo 20 pokébolas comuns e outros 5 itens aleatórios.

De maneira lógica, esse é o básico para que o jogador tenha acesso ao jogo de uma forma minimamente interessante, incluindo o que já foi citado anteriormente sobre passes de reide à distância grátis diariamente.

 

7 – Wayfarer

Basicamente duas coisas devem ser consideradas:

§  As regras acerca da aprovação de pokéstops e portais precisa estar acessível de forma mais fácil para os jogadores, tanto para os que aprovam como para os que fazem as solicitações;

§  Precisa urgentemente ter uma separação entre os jogadores de cada jogo, como um Wayfarer separado para jogadores de Pokémon GO, um para jogadores de Ingress etc. Por mais que as comunidades de cada jogo devessem ser unidas, acreditar que isso acontece na prática é uma visão que infelizmente não condiz com a realidade. A quantidade de jogadores de ambos os jogos que recusam solicitações de poképaradas (Pokémon GO) ou portais (Ingress) é tenebrosa. A forma mais prática de evitar essa crescente revolta de ambas as comunidades, principalmente a de Pokémon Go, é separar o Wayfarer para cada uma das comunidades.

 

8 - Mudanças que devem ser permanentes após a pandemia

A Niantic tomou a PÉSSIMA decisão de voltar atrás em coisas importantes demais que foram modificadas durante a pandemia. Brevemente falando:

§  O incenso deve permanecer da forma que estava antes, durante a pandemia, sem depender do quanto o jogador anda para que um Pokémon apareça. É ridículo que os jogadores tenham que andar 200 metros para que um Pokémon apareça e que, se o jogador quiser jogar parado, apareça um Pokémon à cada 5 minutos. Essa mudança já ocorreu, mesmo durante a pandemia de COVID-19 continua. O tempo de 1 hora e o spawn à cada 30 segundos nos incensos melhorou demais o acesso dos jogadores aos eventos e até ao próprio jogo e isso deve permanecer imutável;

§  A Niantic também decidiu diminuir o número de vezes que o Pokémon companheiro traz presentes dos pokéstops e também a quantidade desses presentes. Tendo em vista que muitos jogadores (principalmente os de regiões rurais) praticamente só conseguem presentes assim, como a Niantic espera que jogadores com pouco acesso aos recursos do game consigam pokébolas, poções e outros itens? Isso é um absurdo, Niantic!!!

Por fim, algo que deve permanecer até o efetivo fim da pandemia é a quilometragem pela metade para chocar os ovos, porém a Niantic também decidiu reverter ao normal. É complicado que as pessoas saiam de casa quando mais de 1 milhão de pessoas já morreram ao redor do mundo por causa dessa doença extremamente infecciosa. O pior é a Niantic forçando os jogadores à saírem para as ruas, se expondo à doença, caso queiram usufruir do jogo. Péssimas decisões, Niantic.


Conclusão

O descaso com os jogadores, os eventos decepcionantes e desmotivadores, as micro transações abusivas e sem retorno, os bugs excessivos etc. Lembrando que o tempo também é investido pelos jogadores. A Niantic tem o dever de se pronunciar à comunidade de jogadores acerca de todos os problemas do jogo e todas as mudanças realizadas, e de consultar a comunidade sobre o quão satisfeita está com o jogo (de maneira justa, é claro), visando melhorias.

Niantic, os lucros são importantes para uma empresa, mas não se pode esquecer que uma empresa lucra com os investimentos de quem usa seus produtos e/ou serviços, e isso só vai acontecer em maior escala quando os usuários (jogadores) estiverem se divertindo efetivamente com o jogo e estando satisfeitos, afinal os jogadores vão eventualmente parar de jogar se o jogo continuar seguindo o caminho que segue, sendo cada vez menos divertido e cada vez mais estressante. Vocês devem merecer o investimento realizado. Ouvindo a comunidade e realizando as mudanças para melhorar o jogo, todos irão lucrar.