Derrubem o muro da vergonha em Lima

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Muro da vergonha em Lima, Peru: um muro de três metros de altura com cerca de arame farpado. A estrutura foi construída de propósito pelas famílias da parte rica, para que os vizinhos das áreas pobres da cidade não passem para o bairro do outro lado. Por causa disso, foi apelidado de "muro da vergonha". Casuarianas, o bairro do outro lado do muro, é naturalmente um lugar muito diferente. Ali não há pobreza, mas casas bem construídas com água corrente e vista para o mar. E a água que sai da bica? É barata e suficientemente abundante para encher centenas de piscinas do bairro. Porém, no outro lado do muro, a mesma água chega a custar até dez vezes mais. Famílias, muitas vezes, deixam de comprar comida pra pagar pela água. Além de pagar mais caro pela água, os moradores têm de carregá-la elas próprias e vertê-la nas cisternas, que devem estar sempre limpas para evitar contaminação. As doenças são rotineiras. Ali os moradores também estão acostumados com deslizamentos de terra causados por terremotos ou tempestades severas. Nesses casos, paradoxalmente, a água em excesso transforma o bairro em um imenso lamaçal.

Acreditamos que a solução para a desigualdade não é separar os pobres dos ricos com um muro. Queremos o fim dessa descriminação construída em forma de muro. Queremos que as pessoas que vivem nas áreas pobres da cidade também sejam vistas como seres humanos, tenham acesso a água potável, saneamento básico. Lima, essas pessoas merecem dignidade!

Hoje: Kevin está contando com você!

Kevin Souza precisa do seu apoio na petição «jtoledo@regionlima.gob.pe: Derrubem o muro da vergonha em Lima». Junte-se agora a Kevin e mais 6 apoiadores.