Abaixo-assinado encerrado

Liberação das hortas em praça

Este abaixo-assinado conseguiu 2.207 apoiadores!

Um ano atrás, na esquina das ruas João Tibiriçá e Barão de Itaúnas, nasceu a Horta Comunitária City Lapa no lugar antes ocupado por braquiária alta, lixos, entulhos, restos de poda e de móveis quebrados, pratos de trabalhos para santos com água empoçada etc. Este jardim de utilidades vem sendo cuidado por um grupo de moradores da Rua João Tibiriçá e simpatizantes que, sem ter derrubado nenhuma árvore do local, limpou o espaço e plantou ervas aromáticas, medicinais, melíferas e ornamentais. O local continua com livre acesso da comunidade, que inclui moradores e pessoas que trabalham na região e chegam de trem ao bairro. E se tornou também espaço de convívio entre vizinhos e aprendizagem sobre plantas alimentícias não convencionais (panc), como mangarito, beldroega, vinagreira, araruta, mini pepino, feijão guandu, feijão mangalô e outras espécies negligenciadas plantadas ali. Entre as ervas aromáticas e temperos, há manjericão-anis, manjericão-cravo, alfazema, quioiô, planta-curry, folha-de-curry, alecrim e pimentas, além de flores comestíveis como cosmus, malvaviscos, capuchinhas, jambu etc. Há ainda uma caixa de abelhas nativas jataís, sem ferrão, que ajudam a polinizar as flores e manter o jardim saudável. Recentemente, no canteiro da calçada que estava tomado por braquiárias, foram plantadas mudas de capim-santo para uso de toda a comunidade.
Se quiser participar de alguma forma, poderá regar as plantas, tirar folhas secas e lagartas, retirar eventuais lixos, deixar água de reúso (enxague de verduras, por exemplo) na cisterna que fica no lado de cima da horta, colher ervas para seu uso ou ainda participar dos mutirões que acontecem no segundo domingo do mês. De qualquer forma, por ora, nos basta sua palavra de apoio, já que há um grupo de moradores contrário aos cuidados com este espaço. Visite o blog: www.hortacitylapa.blogspot.com
EU APOIO ESTA IDEIA!

Hoje: A está contando com você!

A F precisa do seu apoio na petição «José Antônio Queija: Liberação das hortas em praça». Junte-se agora a A e mais 2.206 apoiadores.