Manutenção do Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo publicou uma Convocação Pública para nova gestão do Conservatório de Tatuí. Nesse documento, está expressa a proposta de ENCERRAMENTO do Polo de São José do Rio Pardo com a concentração das atividades na cidade de Tatuí, deixando desassistidos seus mais de 150 alunos.

Esta petição visa GARANTIR A MANUTENÇÃO do Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo, sensibilizando o poder público estadual para evitar seu fechamento e a interrupção de um trabalho que, além do ensino musical aos alunos, proporciona apresentações artísticas a todo um público local.

O Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo completará 15 anos em 2021 e é a única extensão pedagógica do Conservatório em outra cidade, a 300km de distância da sede. Ele oferece 17 cursos e atende a alunos de 25 cidades como Mococa, Pirassununga, Franca e Santa Rosa de Viterbo e claro, da própria cidade de São José do Rio Pardo.

Essa seria uma GRANDE PERDA para a região e para o Estado de São Paulo, uma vez que o ensino musical profissionalizante oferecido pelo Polo formou e tem formado alunos que já são referência na região por sua atuação em grupos musicais, projetos sociais e escolas. A extinção do Polo encerraria também a essencial descentralização da oferta de um ensino musical público e de qualidade para cidades mais afastadas de Tatuí e da capital paulista.

Uma série de profissionais serão dispensados e, mesmo que seja dada a oportunidade de transferência, OS ALUNOS NÃO SERÃO MAIS ATENDIDOS, pois não terão condições de se deslocar para prosseguir com sua formação. A maioria dos alunos passa por dificuldades financeiras e tem na música sua esperança de sobrevivência futura.

Por favor, ASSINE e COMPARTILHE esta petição com todas as pessoas que puder. 

"É preciso fazer o mundo inteiro cantar. A música é tão útil quanto o pão e a água."

Heitor Villa-Lobos, compositor e maestro brasileiro