0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Os Catadores de Materiais Recicláveis fazem o que podem para limpar a cidade de maneira gratuita e sem apoio da Prefeitura da SP, que paga bilhões de reais para empresas descartarem quase a totalidade em aterros sanitários.

Os Catadores e Catadoras da Cidade de São Paulo, já há muito tempo vêm sofrendo com as políticas de desvalorização do seu trabalho, e dificuldade na implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), em que os atores principais são os catadores e catadoras.

No início deste ano, todas as cooperativas tiveram suspensos o serviço de caminhões de coletas inviabilizando uma parte do trabalho dos Catadores. Esse trabalho, que deveria ser pago integralmente pela prefeitura, é sustentado apenas pelo material que os trabalhadores e trabalhadoras conseguem recuperar, uma situação insustentável devido a oscilação de preços no mercado de recicláveis.

Dezenas de cooperativas e associações estão com ameaças de despejo por parte da Prefeitura, muitas delas não tem áreas adequadas para realizarem o trabalho, mesmo tendo esse direito garantido no Plano Diretor Municipal e no Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Nossa categoria realiza a educação ambiental, relação direta com a população onde fazem as coletas e evitam que grande quantidade do lixo produzido pela população vá para os bueiros, rios e para o aterro sanitário.

Mas este ano, a política do Prefeito Doria, de Cidade Linda está tirando o direito de trabalho desta categoria. Com a retirada dos caminhões gaiola, muitas sobreviviam com este instrumento para coletar os materiais recicláveis e levar o pão para sua família. Com esta ação, algumas cooperativas estão fechando por falta de material.

Queremos seremos ser recebidos pelo Prefeito para negociarmos diretamente solução para os problemas.

Assista aos depoimentos dos Catadores e tenha mais informações: http://www.mncr.org.br/noticias/blog-sudeste/eureciclosp-carnaval-sem-catador-e-catadora-e-lixo

MNCR- Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

Hoje: MNCR está contando com você!

MNCR Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis precisa do seu apoio na petição «João Dória negocie com os Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da cidade de SP». Junte-se agora a MNCR e mais 268 apoiadores.