Vitória

SECRETARIA DA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL ÚNICA!

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 57 apoiadores!

Governador

O Estado do Rio Grande do Sul não é um município e nós abaixo assinados manifestamos nosso REPÚDIO as notícias de eventual fusão de Secretarias de Estado como Esportes e Turismo, onde a Cultura passaria a ser um simples apêndice misturado com outras funções. A Cultura no Rio Grande do Sul merece sim, manter uma Secretaria, com pessoal qualificado para atender a enorme diversidade e demandas do setor, onde se destaca o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul - IPHAE, além da forte integração com os anseios da sociedade gaúcha.
A Cultura, Sr. Governador, é hoje "lato sensu", a mais importante atividade humana e nesse "meu partido" que é o Rio Grande do Sul, conquistou, através dos anos, a capacidade de se transformar em poderosa ferramenta para o desenvolvimento cultural e social.

Identificada desde 1954 como uma necessidade, somente em 20 de julho de 1990, através da Lei nº 9.117, foi criada a Secretaria de Estado da Cultura, pelo então Governador Sinval Guazzelli, membro, justamente de seus dois partidos: - O Rio Grande e o PMDB.

Hoje, Artistas, Tradicionalistas, Produtores, Institutos, Museus, Crianças, Jovens, Idosos, Orquestras e Instituições, vivem e sobrevivem graças ao amor pelo Rio Grande estimulados pela Cultura Gaúcha. Somos um Estado vinculado ao Plano Nacional de Cultura e com essa danosa possibilidade de fusão, corremos o risco de exclusão desse plano, por não atender um premissa básica: - Ter uma Secretaria de Estado da Cultura.

Assim, na condição de cidadãs e cidadãos eleitoras e eleitores, queremos deixar claro que NÃO ACEITAMOS a fusão da Secretaria da Cultura com outras atividades que não se relacionem específicamente com CULTURA, muito pelo contrário, exigimos uma Secretaria de Estado que possa responder como alavanca para o desenvolvimento econômico sustentável além do desenvolvimento político, social e cultural do nosso Rio Grandel

Hoje: Telmo está contando com você!

Telmo Padilha precisa do seu apoio na petição «Ivo Sartori - Governador eleito no Rio Grande do Sul: SECRETARIA DA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL ÚNICA!». Junte-se agora a Telmo e mais 56 apoiadores.