Petition update

Brasil muda de posição na OMC e inicia negociações para suspensão de patentes!

Médicos Sem Fronteiras

Jun 9, 2021 — Vencemos e seu apoio foi fundamental. Obrigada!

Terminou hoje, dia 9 de junho de 2021, a reunião na Organização Mundial do Comércio (OMC) na qual os países membros finalmente decidiram iniciar negociações formais sobre a suspensão de patentes e outros direitos de propriedade intelectual. Após 8 meses de impasse, foi dado esse passo fundamental para ampliar o acesso a vacinas, tratamentos e diagnósticos essenciais no combate à pandemia de COVID-19. Essa reunião também foi marcada pela mudança de posição do Brasil, que pela primeira vez declarou apoiar a suspensão das patentes.

O Embaixador brasileiro presente na reunião afirmou:

"O Brasil está pronto a iniciar negociações baseadas formais relativas a uma suspensão das regras do TRIPS durante a pandemia. Nós nos engajaremos aberta e construtivamente em tais discussões visando resultados tangíveis no menor espaço de tempo possível."

Esse posicionamento do Brasil é muito bem-vindo e era há muito tempo cobrado por organizações da sociedade civil, especialistas e por outros países em desenvolvimento. Mais de 120 mil brasileiras e brasileiros demandaram essa mudança de posição por meio dessa petição, que deu voz ao clamor popular pelo fim da desigualdade na distribuição dos meios necessários para salvar vidas.

É esperado uma intensa negociação na OMC nas próximas 6 semanas e almejamos que o Brasil contribua para um texto final que - de fato - seja capaz de endereçar todas as barreiras de propriedade intelectual e inclua todas as tecnologias relevantes para que mais vidas possam ser salvas em todo o mundo.

Um agradecimento especial a você que nos apoiou nesse pedido tão importante para o fim dessa crise mundial sem precedentes. E não nos esquecemos: A pandemia só terá um fim quando acabar para TODOS!

Obrigada!


Keep fighting for people power!

Politicians and rich CEOs shouldn't make all the decisions. Today we ask you to help keep Change.org free and independent. Our job as a public benefit company is to help petitions like this one fight back and get heard. If everyone who saw this chipped in monthly we'd secure Change.org's future today. Help us hold the powerful to account. Can you spare a minute to become a member today?

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion

Please enter a comment.

We were unable to post your comment. Please try again.