2019 Mais Sustentável

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Queridos pais, este é um conjunto de propostas formuladas em grupo, com o objetivo de sugerir ao IMF a adoção de algumas práticas mais econômicas, ecológicas, saudáveis e sustentáveis, sobre temas diversos que afetam a rotina e a educação dos nossos filhos na escola.

Prezada Elisangela
Representamos um grupo de pais interessados e comprometidos com práticas mais sustentáveis. Como sabemos que esta é uma causa abraçada pelo IMF e que a escola entende que: bem mais que a teoria, são os exemplos e as ações sustentáveis que promovem hábitos e senso de responsabilidade social e ecológica nos alunos, gostaríamos de apresentar algumas sugestões para o próximo ano.
1. Quanto aos livros paradidáticos e acessórios: A escola já conta com um grupo que promove trocas e doações de material didático e tem sido muito útil para todas nós. Mas, para o melhor proveito do material, é importante que os livros se repitam de um ano para outro. Sugestão: substituam livros paradidáticos e acessórios apenas quando absolutamente necessário, em função de atualizações inevitáveis.
2. Quanto às aulas de Robótica: O projeto representou um gasto que não havia sido previsto pela maioria das famílias; provocou um enorme desgaste entre as famílias e a escola; não percebemos o retorno. O custo-benefício não pareceu compensador. Sugestão: revejam a real necessidade de reeditá-lo para o próximo ano. Como a explicação para o alto investimento inicial foi a necessidade da adequação da sala para o funcionamento e a sala já está montada, sugerimos que os alunos que já pagaram pelo investimento sejam isentos de novo pagamento e que apenas alunos novos, que ainda não participaram, contribuam para ele.
3. Quanto ao entorno da escola: a escola conta com uma linda alameda, colada a ela. Sugestão: envolvam os alunos no plantio de árvores e na manutenção do espaço.
4. Quanto ao uso racional de água e energia elétrica. Sugestão: evidenciem para os alunos as práticas da escola que resultam na economia de água e luz e os incentivem a contribuir com elas. 
5. Quanto à discussão do tema, para informação e tomada de consciência por parte dos alunos. Sugestão: promovam debates sobre desenhos, filmes e documentários que mostrem os impactos ambientais provocados por ações humanas.
6. Quanto à cantina: O Ministério da Saúde, em parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares, lançou, em 2012, o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável. É evidente a importância da escola neste projeto. Sugestão: comprometer a cantina da escola com a adoção desse manual.
7. Quanto ao uniforme: Reconhecemos a importância do uniforme e, obviamente, concordamos com as regras da escola. Porém, hoje, pagamos R$50,00 por uma camisa. Sabemos, pelos preços das roupas no mercado, que esse preço pode ser bem melhor. Sugestão: cotar fornecedores, para reduzir o custo do uniforme, sem prejudicar sua qualidade.
8. Quanto às festas comemorativas: Gostamos e agradecemos muito as lindas homenagens aos pais e mães e demais comemorações. Mas acreditem, preferimos um cartão, uma redação, algo reciclado feito de coração por eles que qualquer outro presente. Além de personalizado, isso representa uma bela economia e ensina sobre consumismo. Este ano, muitas crianças ficaram de fora por causa do valor cobrado. Ano que vem, se for revisto, temos certeza que a maioria participaria.
9. Sugestões adicionais: coleta de pilhas, baterias... para descarte apropriado; coleta de óleo de cozinha, para doação; espaço permanente para doação de roupas, calçados e brinquedos em bom estado. Chuteiras, por exemplo, são sempre muito úteis.

Gratos pela sua atenção, nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário.



Hoje: PAIS está contando com você!

PAIS DO IMF precisa do seu apoio na petição «Instituto Marcos Freitas: 2019 Mais Sustentável». Junte-se agora a PAIS e mais 60 apoiadores.