Abaixo-assinado encerrado

RESTAURAÇÃO DO SANTUÁRIO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA AJUDA - ILHA DO GOVERNADOR

Este abaixo-assinado conseguiu 24 apoiadores!

Cartão Postal da Ilha do Governador, querido pela maioria dos insulanos, o Santuário d´Ajuda foi erguido à beira-mar, entre os anos de 1710 e 1741 e ao seu redor os colonos portugueses começaram a se estabelecer.  Sofreu um incêndio em 1871 e teve seu interior saqueado em 1893, sendo reconstruida em 1898.

Em 1938 foi tombada pelo patrimônio histórico (atual Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural - IPHAN) e passou um tempo foi fechada ao público quando foi erguida uma nova Matriz em 1976 mas foi recuperada em 1980 e reaberta em fevereiro de 1990.

O templo sofre com o desgaste do tempo e a falta de manutenção, até porque, com o tombamento - instrumento criado para a proteção do bem - a burocracia para a autorização de qualquer reparo é grande e as vezes até impeditiva.

Os signatários desta petição pedem providências urgentes para a restauração do Santuário da Nossa Senhora da Ajuda, situado na Praça Calcutá, Freguesia, Ilha do Governador.

Hoje: Consuelo está contando com você!

Consuelo Machado precisa do seu apoio na petição «Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural: RESTAURAÇÃO DO SANTUÁRIO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA AJUDA - ILHA DO GOVERNADOR». Junte-se agora a Consuelo e mais 23 apoiadores.