Queremos educadores sociais para a CEI 316 norte

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Queremos 7 educadores sociais para o CEI 316 Norte - é direito das crianças e dever do GDF que cada turma tenha, pelo menos, 1 educador social.

A Escola de Educação Infantil 316 Norte tem 325 crianças, na idade de 4 e 5 anos, estudando nos turnos matutino e vespertino.

São 16 turmas, 8 pela manhã e 8 à tarde. Cada uma com uma professora.

Cada uma dessas professoras são responsáveis por turmas de até 24 crianças, sendo que algumas são responsáveis por turmas reduzidas e exclusivas de alunos especiais. Uma média, portanto de 20 alunos por professora.

As professoras estão sobrecarregadas por ter que levar as crianças ao banheiro, prejudicando a qualidade do ensino e precarizando o exercício da sua profissão, que eh tão importante para nós mães e pais das crianças.

Além disso a estrutura escolar não é adequada a faixa etária, no sentido de não ter banheiro dentro das salas, assim a presença do educador também contribui pra dar resposta a essa questão.

Do total de 16 professoras, 8 são servidoras da carreira de magistério e outras 8 são contratadas temporariamente.

Atualmente há na escola 9 educadores/as sociais, sendo 5 no turno matutino e 4 no turno vespertino.

Para que o atendimento às crianças seja adequado precisamos que o GDF cumpra com o seu dever fundamental de prestação do serviço de educação infantil com, pelo menos, 1 educador social por sala de aula.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;

§ 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.