Não ao aterro de Lixo no bairro do Avanço em Baependi, MG

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


 

Ilmos. Sr. Prefeito da Cidade e Vereadores

 

Destinatário: Prefeitura de Baependi, MG

Destinatário: Câmara Municipal de Baependi, MG

 

Baependi é uma cidade com quase 20 mil habitantes, de tradição agropecuária, turística religiosa e com enorme potencial para o turismo sustentável. Por um descaso histórico dos politicos que administraram a cidade, sempre se fez a manutenção dos residuos sólidos (industriais, hospitalar ou não) de forma ineficiente e prejudicial a vida humana e ao meio ambiente. Os lixões e aterros têm de ser subtituidos por balcões de coleta seletiva de lixo, pois já está mais do que na hora de colocarmos uma estrutura inteligente e eficaz de coleta seletiva de lixo porta-a-porta em funcionamento.

Para tal, precisamos que, entre outros segmentos da sociedade civil baependiana, vereadores, secretarias, prefeitura, associaçoes de bairro e de catadores de papel (caso não existam, que se formem sob orientação jurídica da prefeitura) e a população em geral trabalhem juntos.

As etapas propostas para a implementação desse projeto de coleta seletiva e reciclagem do lixo em Baependi são:

- A não emissão de carta de anuência da prefeitura ao empreendimento (aterro) cuja obra foi embargada no bairro do Avanço.

- Montagem de uma estrutura porta-a-porta de coleta seletiva.

 - Campanha para conscientização dos moradores.

- Parcerias com escolas e associações de catadores de papel com a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

- Institucionalização e fiscalização dos modelos possíveis de reciclagem e coleta seletiva.

- Implantação de uma política pública que fomente essas propostas e parceria com os municípios vizinhos no que couber na implantação futura de uma usina de reciclagem.

Esse abaixo assinado deve ser amplamente divulgado entre todos os cidadãos de Baependi, e todas as pessoas que se importam com as questões ambientais no Brasil e no mundo. Precisamos mostrar que a hora é agora, e que essa cidade não tolerará mais o descaso com o lixo. Lixo é um problema grave, e quando bem tratado pode gerar oportunidades de emprego e desenvolvimento. Não podemos mais aceitar que isso seja tratado como uma questão menor, pois é o futuro da nossa cidade, da humanidade e do planeta que está em jogo.

 

Portanto, se você é cidadão, e acredita na construção de um futuro melhor e mais verde, assine esse abaixo assinado e divulgue!



Hoje: Carlos está contando com você!

Carlos Lara precisa do seu apoio na petição «Ilmo. Sr. Prefeito de Baependi: Não ao aterro de Lixo no bairro do Avanço em Baependi, MG». Junte-se agora a Carlos e mais 320 apoiadores.