Petition Closed

Parem com este genocídio cultural!

This petition had 555 supporters

"A obra do Castelo de Vilar Maior atenta grosseira e frontalmente contra o património cultural e histórico desta antiga vila. Com efeito, a rampa em betão a serpentear e a iluminação descaracterizam o ambiente do Castelo de Vilar Maior. O terreiro do castelo existia com aquelas características desde tempos imemoriais. O enquadramento e a leitura do castelo foram agredidos e descaraterizados, sem que houvesse qualquer necessidade que o justificasse. Trata-se de uma agressão sem qualquer contra-partida. Outros monumemtos de Vilar Maior, como as ruínas da Nossa Senhora do Castelo e a ponte sobre o Cesarão, carecem de intervenção urgente, dado o risco iminente de colapso. Em vez de canalizarem verbas para salvar esses monumentos, despediçaram avultadas quantias nessas obras inúteis, ilegais e violadoras do património cultural na área do castelo. Além do mais, o gasto com a iluminação é elevado. Tais gastos injustificados são imorais, no período de crise que vivemos. Além do mais, realizaram um ajardidamento na zona envolvente do casteo que é desdequado e também descaracteriza a história do local. Um pequeno parque de automóveis também é injustificado, porquanto agride urbanisticamente o ambiente rural e histórico do local e não resolve quaisquer problemas de estacionamento, dada a sua exiguidade. Esta intervenção é completamente desadequada e confere um ambiente urbano a uma zona com uma história secular e com um carácter rural. Por estes motivos, requer-se que a rampa em betão, o ajardinamento e o estacionamento sejam retirados, a iluminação seja suprimida e substitída por uma adequada menos despendiosa e de cor discreta e que tudo seja reposto com se encontrava antes desta intervenção criminosa. Não há direito de retirarem ao povo de Vilar Maior o que de mais precioso tem: a sua história. Este é o bem que lhe resta depois da falência do sistema económico em que assentava a sua vivência. O único bem que pode assegurar a subsistência desta antiga vila e que pode evitar a sua total desertificação e abandono. Não podem destruí-lo!, como estão a fazer. Não se sabe se é intencional, se é só ignorância e impreparação: o que é certo é que tem de cessar imediatamente este atentado e esta extriminação de Vilar Maior, das suas memórias, da sua cultura e, consequentemente, das suas Gentes!. Parem com este genocídio cultural!"

Today: claudia is counting on you

claudia Marques needs your help with “Igespar: Parem com este genocídio cultural!”. Join claudia and 554 supporters today.