Pela inclusão da terminologia miscigenada como categoria de raça/cor nos trabalhos do IBGE

Pela inclusão da terminologia miscigenada como categoria de raça/cor nos trabalhos do IBGE

A utilização da palavra raça pra categorização de seres humanos é polêmica. Afinal constituímos uma única raça biológia, a raça humana. Porém, há muito os povos são categorizados em raças como parte de uma realidade imaginada (expressão adotada por Yuval Harari no livro Sapiens). Ou seja, os próprios seres humanos imaginaram uma categorização da raça humana.
No Brasil, o termo parda categoriza todos os mestiços brasileiros. Dessa forma, o IBGE não representa a riqueza de misturas e mestiçagem do povo brasileiro, e a diversidade da miscigenação brasileira é reduzida a um termo que é generalista.
Ao pensar em pardo, sempre lembro do papel pardo. E penso: Pessoas não são pedaços de papel! A palavra pardo não representa a diversidade racial que constitui os mestiços brasileiros e nossa cultura.
Nos EUA o papel pardo já foi utilizado como um teste para diferenciar brancos e pretos. A cor do papel pardo era o limiar para que pessoas fossem classificadas como de cor branca. Era um teste discriminatório para segregação racial, já que as pessoas que não eram classificadas como brancas eram impedidas de entrar até mesmo em igrejas.
Aqui no Brasil a questão racial também é um problema social. E ainda que a maioria da população seja formada por pretos e pardos, a mestiçagem se dá de forma diversificada entre: pretos, povos originários (indigenas), asiáticos (amarelos), latinos, brancos, e até mesmo pardos.
Essa riqueza de mestiçagem e mistura deve ser representada por uma palavra que tenha em seu significado a diversidade de etnias, já que uma pessoa pode ter origem em três ou mais categorias de raças.
Assim, queremos a valorização da mistura e mestiçagem do Povo Brasileiro, e de cada pessoa miscigenada como ela realmente é: uma rica mistura de etnias e origens.
Um passo importante para que isso ocorra é a utilização da palavra miscigenada pelo IBGE em seus trabalhos oficiais, incluindo mais uma categoria de raça: a miscigenada. Para representar brasileiros que tem a diversidade étnica na sua constituição humana e social. E assim brasileiros mestiços possam escolher entre miscigenada ou parda para se autodeclararem.