Unidos pelo Imperator - Diga NÃO ao fechamento do Centro Cultural!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!

Gostaríamos de explicar a atual situação do Imperator, para quem está chegando aqui agora. Também vamos falar sobre nossa campanha e seu objetivo. O espaço foi reaberto em 2012 com esse formato de Centro Cultural. Tratava-se de um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, administrado pela Produzir, que estava à frente da casa por licitação.

O trabalho desenvolvido foi impecável, tanto que ele era muito elogiado por frequentadores, produtores e artistas. Eles seguiram na administração do Imperator através de licitações. No final do ano passado, o Governo do Estado decidiu ficar com o espaço, que estava nas mãos da Prefeitura.

Não deixar o Imperator fechado durante esse processo de transição foi uma luta da Produzir, do povo, da Associação de Moradores do Méier, enfim, de todo um conjunto de pessoas que entendem a importância dele, que sabem que estamos falando de um espaço transformador, que oferece cultura e educação a inúmeras pessoas.

A luta foi vencida e o ano começou com a Produzir ainda a frente do Centro Cultural, mas agora pelo Governo do Estado. Com a chegada da pandemia, o espaço foi fechado, assim como aconteceu com todos os outros equipamentos. Em seguida, o Estado suspendeu o contrato com a Produzir, o que fez com que toda equipe ficasse desempregada.

O teatro do Imperator, hoje, se encontra desmontado. Toda estrutura de som e luz saiu de lá, não há uma empresa para administra-lo quando a pandemia passar. Consequentemente, ele ficará fechado até que o Governo do Estado tome todas as medidas necessárias para sua abertura. É preciso que saia um edital para que decidam quem ficará a frente.

Com toda essa situação, foi criada nossa campanha, que tem como um dos objetivos manter viva a memória do Centro Cultural durante a pandemia. Nós sabemos que a reabertura vai levar um tempo. Estamos produzindo conteúdo para que todos apreciem e conheçam melhor a história do espaço durante este período de isolamento social. Queremos que todos se cuidem agora para que possam aproveitar bastante depois.

O outro objetivo é cobrar do Governo do Estado a reabertura o mais breve possível, assim que tudo passar. Não podemos e não iremos deixar cair no esquecimento, por isso estamos aqui, unidos pelo Imperator. Agradecemos demais a todos que estão interagindo, enviando vídeos, fotos, depoimentos e compartilhando suas histórias conosco. Convidem seus amigos e familiares para curtir as nossas páginas no Facebook (/unidospeloimperator) e no Instagram (@voltalogoimperator).

O Imperator não pode morrer. Ele não vai morrer. Vamos lutar para que ele volte a trazer alegrias para todos nós.

#VoltaLogoImperator