PETIÇÃO PELA DESATIVAÇÃO RESPONSÀVEL DAS USINAS NUCLEARES BRASILEIRAS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Maria Thereza Quevedo criou este abaixo-assinado para pressionar Governo Federal e

As tragédias de Mariana e Brumadinho demonstraram a extrema ineficiência dos técnicos brasileiros em monitorar empreendimentos em situação de risco. Se por outro lado, tais avaliações técnicas foram eficientes, por que nada foi feito pelos setores industrial e publico para evitarem tais tragédias? A incompetência é muito grande e a corrupção é maior ainda. Tais fatos são um alerta para problemas que podem ocorrer em construções ainda mais perigosas que as barragens de Minas Gerais. Tais construções são as Usinas Nucleares Brasileiras situadas no Rio de Janeiro, estas começaram a ser construídas nos anos 70 e começaram a ser ativadas nos anos 80. Nada se sabe sobre o funcionamento, como estão os reatores e mesmo se a notificação fosse satisfatória, será que poderíamos acreditar desde que existem inúmeros interesses em jogo. No entanto, o risco é gigantesco e a responsabilidade e a precaução que se deve ter neste caso deve ser muito maior e isto não está ocorrendo, pois é como se estivéssemos sentados sobre ogivas nucleares, pensando que estamos em parque de diversões.O Brasil não dispõe de aparato material, técnico, logístico e financeiro para conter as consequências de um acidente nuclear numa usina que evidentemente é potencialmente muito mais grave do que catástrofes ambientais comuns que ocorrem periodicamente em nosso país, pois acidentes nucleares apresentam radioatividade e estas causam consequências que perduram por milhares de anos, outro alerta foi o acidente em Goiânia (perto do DF) com o césio 137 de um aparelho de raio X que causou morte e doença de várias pessoas e que revelou a incompetência do Poder Publico  em tratar de uma situação relativamente simples. E se ocorrer algo em alguma das Usinas, o governo não saberá como contornar a situação e milhões morrerão, além dos milhões que ficarão doentes,além de que toda uma tragédia ambiental sem precedentes poderá ocorrer. Este risco não vale a pena, desde que o Brasil tem uma matriz energética diversificada e pode conseguir energia de modo limpo e saudável ambientalmente. É urgente que as Usinas Nucleares sejam proibidas e desativadas,pois o prejuízo .financeiro da desativação das Usinas e sua desconstrução responsável em razão dos materiais radioativos é irrisório diante do prejuízo material, humano, ambiental e financeiro que um acidente nuclear pode causar à nível nacional.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!