Apoio à Cinemateca Brasileira

Apoio à Cinemateca Brasileira
Na quinta feira (29), o galpão na Vila Lepoldina, zona oeste de SP, da Cinemateca, (onde a sede principal se localiza na Vila Clementino), sofreu um suposto incêndio.
"Maior centro audivisual da América do Sul, a Cinemateca é responsável pela preservação de 40 mil títulos que contam a história do audiovisual do Brasil desde 1897. São filmes de curta, média e longa-metragens, além de programas de TV e registros de jogos de futebol.
Em fevereiro de 2020, o local já havia sofrido com um alagamento, e na época, especialistas já alertaram para o risco iminente de um incidente mais grave, devido à má conservação do local, que abrigava material secundário do acervo, como mobiliário, fotografias, livros e folhetos. Ainda assim, durante o alagamento a água danificou 113 mil cópias de DVDs.
A Cinemateca já havia sido atingida por um incêndio em 2016, mas em outro endereço. Em 3 de fevereiro, o fogo destruiu 270 títulos e outras 461 obras que tinham cópia de segurança no prédio principal da instituição, na Vila Clementino, Zona Sul da capital paulista."
Com isso em evidência, a gente pode perceber que esses casos não aconteceram sem um propósito, mas sim, por puros projetos de sucateamento da cultura nacional.
Ainda, um ponto que queria mencionar, é que a queima da estátua de Borba Gato, foi motivo de prisão para os responsáveis, mas, sabemos bem que isso, foi de muita contradição e desgosto pela justiça brasileira.
"Os invasores e representantes como Borba Gato não fizeram “guerras justas” e, sim, massacres genocidas, escravidão, estupros e iniciaram a destruição da Natureza."
"E a violência autoritária duma cidade que homenageia genocidas em ruas e espaços públicos? E se olhássemos as riquíssimas memórias indígena, negra e nordestina que, sem monumentos, habita o cotidiano e afetos?"
Desse modo, eu queria entender o porquê da prisão pela queima de uma estátua que, álias, (não é de trazer nenhum pingo de orgulho e admiração) mas, com um acervo do nosso audiovisual e afins, todos resolveram fechar os olhos.
E vale ressaltar também:
"Abandono: Em julho de 2020, o Ministério Público Federal em São Paulo entrou com ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca.
Troca de gestão: Entre julho e agosto de 2020, funcionários da Cinemateca Brasileira ficaram sem salários e, posteriormente, foram demitidos após o governo federal assumir a gestão. Funcionários e entidades realizaram diversos protestos denunciando o abandono do órgão.
Entrega das chaves: Em agosto de 2020, a Secretaria Especial da Cultura exige a entrega das chaves dos imóveis da Cinemateca para a antiga gestora, a Associação de Comunicação Educava Roquete Pinto (Acerp).
Nova direção: Em janeiro de 2021, a Sociedade Amigos da Cinemateca assume a gestão da Cinemateca Brasileira a partir de 15 de janeiro até que uma nova organização social assuma a administração.
Suspensão de ação do MPF: Em maio deste ano, a Procuradoria suspendeu o processo por abandono da Cinemateca após o governo federal se comprometer a mostrar ações em 45 dias, prazo vencido no início de julho.
Mais prazo e alerta sobre risco de incêndio: Em audiência em 20 de julho, a Justiça deu mais 60 dias para a União dar continuidade nas ações de preservação. Nessa audiência, o MPF alertou o governo para o risco de incêndio."
A Cinemateca Brasileira é uma entidade que guarda toda uma memória do que temos de melhor, queima-lá fisicamente é queimar a história cultural e artística do Brasil.
O governo federal precisa tomar tenência para reconheçer suas obrigações e/ou corrupções.
Destruir e descuidar de uma Instituição que é tão fundamental para o nosso país, é crime.
Me ajude assinando essa petição para apoiarmos de qualquer forma.