Movimento em Defesa do Instituto de Educação

Movimento em Defesa do Instituto de Educação

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!
Com 10.000 assinaturas, é mais provável que esta petição chame a atenção das(os) tomadoras(es) de decisão!

Movimento em Defesa do Instituto de Educação criou este abaixo-assinado para pressionar Governo do estado rio grande do sul e

Ao Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul

À Sra. Secretária de Educação 

Ao Ministério Público do Rio Grande do Sul

 

Nós, pais, mães, responsáveis e amigos do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, conhecido como IE - Instituto de Educação General Flores da Cunha, conscientes da obrigação do Estado em garantir uma educação pública de qualidade, vimos pedir a garantia da continuidade do restauro e o retorno da comunidade escolar para o prédio histórico do Instituto, localizado na Av. Osvaldo Aranha nº 527 da cidade de Porto Alegre/RS.

Há cinco anos (2016) a comunidade escolar sai do seu espaço físico para dar lugar ao início das obras de restauro, com previsão de término em 2 anos (2018). Estamos em 2021, com a obra de restauro parada, sendo que menos de 10% do projeto foi executado, sem considerar as possíveis perdas nesse período de interrupção. 

O governo do Estado e Secretaria da Educação sempre se pronunciam a favor do “diálogo”, mas não é o que vem acontecendo, pois apesar de inúmeros e-mails, visitas presenciais aos diferentes órgãos do governo responsáveis pelo processo, não há definições das autoridades. 

Vale ressaltar que o Instituto de Educação General Flores da Cunha tem um projeto de restauro orçado, aprovado e licitado desde 2014, construído com a comunidade escolar. Nesse projeto estão contemplados diversos laboratórios, biblioteca, ginásio e salas de aulas, qualificados para as mais modernas tecnologias e propostas pedagógicas inclusivas, atendendo os alunos desde a educação infantil até o ensino médio, curso Normal, Curso Normal-Aproveitamento de Estudos e Educação de Jovens e Adultos, em três turnos.

 Em maio deste ano, fomos surpreendidos com a publicação de um vídeo do Sr.Governador Eduardo Leite, onde expõe a ideia  de usar o prédio da Escola com outra finalidade que não contempla a função escolar do projeto original de restauro. (https://www.estado.rs.gov.br/queremos-uma-escola-para-inspirar-outras-escolas-diz-leite-sobre-instituto-de-educacao  Ideia essa, que agora está tentando tomar forma com a assinatura de protocolo de entendimento entre Organização dos Estados Ibero americanos, Instituto de Desenvolvimento e Gestão (organização privada) e o Governo Estadual, para o início da concepção do projeto Museu Escola do Futuro, divulgado em 04 de outubro de 2021 no portal do governo do estado (https://estado.rs.gov.br/em-madri-governador-assina-protocolo-de-entendimento-para-museu-escola-do-futuro )

Não concordamos de maneira alguma com a alteração da finalidade e modificações no projeto de restauro da Escola que já foi feito, discutido e aprovado com toda a comunidade escolar (nº da licitação do Projeto TP nº 065/CECOM/2012, sendo vencedora a 3C Arquitetura)

O Instituto de Educação General Flores da Cunha completou este ano (2021) 152 anos. Sempre ocupou um espaço de excelência e pioneirismo enquanto escola e ensino público de qualidade, formando alunos e professores. 

A comunidade gaúcha, abaixo-assinada, exige uma resposta que garanta a continuidade do restauro como foi contratado em 2014, e o retorno o mais breve possível dessa  Escola ao seu prédio histórico  localizado na Av. Osvaldo Aranha nº 527, que comporta mais de 2000 alunos, numa localização central e acessível da capital do Estado.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!
Com 10.000 assinaturas, é mais provável que esta petição chame a atenção das(os) tomadoras(es) de decisão!