Sartori: reduza o ICMS sobre combustíveis

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Você sabia que o RS está entre os estados com a maior alíquota de ICMS para o etanol (30%) e para a gasolina (30%)?

Esse patamar foi atingido no início de 2016, quando entrou em vigor a legislação do governo Sartori que elevou a alíquota do ICMS de 25% para 30%.

O Rio Grande do Sul tem a terceira maior carga tributária sobre combustíveis do país.

Os valores consideram a soma da CIDE, PIS/Cofins e ICMS. Como Cide e PIS/Cofins são federais, pesam igual para todo mundo e a diferença fica no ICMS.

Segundo levantamento da Fecombustíveis, que usa como referência a segunda quinzena de maio de 2018, o impacto do ICMS no preço da gasolina no RS é o terceiro maior do país, R$ 1,322 por litro de gasolina (a tributação total, incluindo impostos federais, representa R$ 1,973 do valor do litro) — atrás de RJ, R$ 1,607, e MG, R$ 1,450, enquanto o menor é registrado em SC, R$ 0,980. No caso do etanol, é o maior do país, R$ 1,229 (a tributação total é de R$ 1,471), com o segundo colocado sendo TO, R$ 1,030 e o com menor carga SP, R$ 0,325.

A perspectiva de preços menores precisa começar com uma menor na carga de impostos, principalmente com a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis (gasolina, etanol e diesel).

É necessário que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul se responsabilize sobre o peso dos impostos em relação aos combustíveis e seus efeitos à sociedade.

Fonte:

Hoje: Matheus está contando com você!

Matheus Barbosa precisa do seu apoio na petição «Governo do Estado do Rio Grande do Sul: Sartori: reduza o ICMS sobre combustíveis». Junte-se agora a Matheus e mais 57 apoiadores.