Em Defesa do CEEBJA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

O CEEBJA é uma instituição voltada para a educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, os CEEBJAs dos municípios de Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Matelândia atendem ao todo cerca 884 alunos no período noturno. Um significativo número de pessoas buscam o conhecimento que, outrora, por razões diversas, lhes fora negado. Esta é a ÚNICA instituição de ensino que atua na EJA nestes municípios, além de atender educando de municípios vizinhos que não contam com esta oferta. O que se observa, ao longo dos últimos anos, é a crescente demanda por essa modalidade de ensino devido às exigências frequentes do mercado e à necessidade formativa para o exercício da cidadania plena. O acesso ao conhecimento sistematizado é um direito constitucional de todos e de todas; é também uma questão de justiça social, e o CEEBJA defende essa bandeira com competência, por isso é necessário não apenas manter o CEEBJA atuante, como também AMPLIAR sua atuação para os três períodos: matutino, vespertino e noturno e, dessa forma, ofertar mais vagas às pessoas.

Mesmo diante de dados positivos, a SEED, por meio do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, impõe o fechamento dos CEEBJAs dos municípios acima citados, sem que haja diálogo ou consulta a educadores, estudantes e suas famílias. Diante deste fato, os Conselhos Escolares do CEEBJAs acima citados convocam por meio de abaixo assinado, toda a comunidade escolar, organizações sociais e instituições destes municípios a somar forças contra essa medida autoritária do NRE Foz do Iguaçu e da SEED, freando o desmonte da escola pública da região.