Restaurante Bom Prato no Jardim Ângela! Uma politica publica de combate a fome!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Com 5.000 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!

De acordo com o informe do Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (1), realizado pela Organização das Nações Unidas, a fome e a insegurança alimentar no Brasil voltou a aumentar, sendo que a insegurança alimentar grave, condição na qual as pessoas relatam passar fome já vinha numa tendência de aumento, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada pelo IBGE em 2017-2018 (2).

A Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo aponta que em estudos e levantamentos realizados, as desigualdades regionais na cidade de São Paulo ainda persistem. Essa desigualdade se expressa nas condições de habitação, renda, escolaridade, gênero, idade e estrutura familiar e na privação dessas variáveis. Os espaços onde persistem a vulnerabilidade social levadas em conta as variáveis adotadas são, mais uma vez, aqueles distribuídos pontualmente nos extremos das periferias sul e leste, como o Jardim Ângela.(3)

Somado ao gravíssimo contexto da pandemia da COVID-19 o cenário de insegurança alimentar do Jardim Ângela tende a piorar. Em verdade, as condições de pobreza que culminam na fome já vinham sendo percebidas pelas organizações de sociedade civil da região sendo disparadas iniciativas de solidariedade por movimentos, coletivos e organizações sociais com o objetivo de socorrer e garantir a sobrevivência das pessoas mais afetadas pela crise sanitária, social e econômica de moradores da periferia. (4)

Alarmantemente, os número de casos confirmados e mortes por covid-19 no Brasil tem atingido recordes a cada semana, colocando o País no epicentro global da pandemia, tornando mais que imperativa a tomada de novas iniciativas tanto privadas, de organizações sociais e do poder público para garantir recursos básicos para subsistência da população do Jardim Ângela.

O Programa Bom Prato, criado em dezembro de 2000 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo oferecer diariamente para a população de baixa renda refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível. O Jardim Ângela por algum tempo foi contemplado com um Restaurante Bom Prato, mas em 2011 o serviço foi transferido para a região do Capão Redondo, não alcançando mais a população do distrito e deixando milhares de pessoas e famílias desassistidas.

O Programa Bom Prato tem sido nacionalmente reconhecido como uma política pública de alta performance e contribuição para o aumento do acesso à segurança alimentar para populações de alta vulnerabilidade, sendo de crucial importância seu estabelecimento no Distrito do Jardim Ângela, zona sul da capital paulistana.

SAIBA MAIS

1 - http://www.fao.org/3/I9553ES/i9553es.pdf 

2 - http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101749 

3 - https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/PLAMSANVERSAOFINALcompleta(1).pdf 

4 - http://periferiaemmovimento.com.br/semfome/