Japão/Liberdade

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Nesta madrugada a estação do metrô Liberdade mudou de nome , agora se chama Japão Liberdade . Esta ação do governador Marcio França depõe contra a nossa história, isso é uma apropriação cultural, estão apagando mais uma parte nossa história , ignorando a nossa existência. Para quem não sabe , o bairro da liberdade era originalmente um bairro de negros , muito antes da chegada da comunidade japonesa, se chamava Largo da Forca, pois era palco de execução de escravos negros fugitivos e condenados à pena de morte. Foi, aliás, por causa de um negro que a praça e o bairro foram chamados de Liberdade. Em 1821, um soldado chamado Chaguinha, condenado à morte por liderar uma rebelião por pagamento de soldo, sobreviveu a duas tentativas de enforcamento, ao que o público atribuía a um milagre e passava a gritar "liberdade" - só foi morto após o carrasco usar um laço de vaqueiro. Chaguinha, então, se tornou um santo padroeiro do bairro e protetor da Capela dos Aflitos, onde esteve antes de ser levado à forca, e da Igreja Santa Cruz dos Enforcados, construída décadas mais tarde em frente à praça.
que abrigava organizações de ex-escravos e seus descendentes . Neste bairro também foi instalado à Frente Negra Brasileira , o Paulistano da Glória, e o cemitério dos escravos . Os imigrantes japoneses chegaram
no bairro em 1912. É lamentável usar uma (desnecessária) homenagem a nikkeis para reforçar uma política histórica de racismo e antinegritude. O nome Liberdade é foi uma resposta à opressão. Isso é um desrespeito a nossa memória!

Hoje: Haroldo Fernando Bueno está contando com você!

Haroldo Fernando Bueno Ricardo precisa do seu apoio na petição «Governo do Estado de São Paulo: Japão/Liberdade». Junte-se agora a Haroldo Fernando Bueno e mais 11 apoiadores.