Consentimento familiar sobre a doação de órgãos

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

A doação de órgãos é um problema social pouco divulgado até então. Ocorre que, doar órgãos é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas, ou devolver a qualidade de vida a outras pessoas que necessitam. Logo, a doação de órgãos é um ato empático e em tempos difíceis, precisamos discutir sobre.

Atualmente, quando alguém manifesta seu interesse expresso em doar órgãos, após o seu falecimento os seus familiares deverão autorizar a doações dos órgãos, mesmo a pessoa tendo explicitado o seu interesse, conforme o Art. 4º da lei  n° 9.434/97

A doação de órgãos é um assunto pouco discutido e divulgado, além da maioria das pessoas não terem o conhecimento da importância da doação e de quantas vidas podem salvar. Por não terem este conhecimento, muitos familiares negam a doação de órgãos (por diversos motivos: como crenças, preocupações, etc), mesmo o doador tendo manifestado interesse em doar seus órgãos.

Desta forma, com este abaixo assinado pretende-se conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, bem como autorizar que a doação depende apenas da autorização do doador, sem que sua família interfira nessa decisão após o seu falecimento, uma vez que sabemos que em momentos de luto as pessoas tem dificuldades de tomar decisões importantes, além de se tratar de uma decisão individual de cada um.

Hoje: Natália está contando com você!

Natália Perin precisa do seu apoio na petição «Governo : Consentimento familiar sobre a doação de órgãos». Junte-se agora a Natália e mais 37 apoiadores.