A transmissão do Julgamento das “Dívidas Ocultas” deve ser acessível às Pessoas Surdas

A transmissão do Julgamento das “Dívidas Ocultas” deve ser acessível às Pessoas Surdas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50!
Com 50 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Famod Famod criou este abaixo-assinado para pressionar Governo

No dia 23 de Agosto do ano em curso (2021) iniciou o processo de Julgamento das “Dividas Ocultas” no estabelecimento Penitenciário de Máxima Segurança (B.O), e os meios de comunicação social, em particular as televisões, numa frenética batalha por audiência, estão a disponibilizar transmissão em directo deste processo. A intensa cobertura deste evento responde adequadamente ao interesse público do processo, onde estão a ser julgados os possíveis crimes que resultaram no maior escândalo financeiro da história do país.  

Entretanto, a transmissão televisiva deste processo das “Dívidas Ocultas” está a cada dia a incrementar as dívidas reconhecidas que o país tem com as pessoas com deficiência, em particular as pessoas surdas. Esta afirmação resulta do facto de que nenhuma das televisões que esta a fazer transmissão do julgamento disponibilizar interpretação em língua de sinais, excluindo a audiência da comunidade surda. Neste momento em que toda a sociedade gravita em torno deste processo, a comunidade de pessoas surdas está completamente deslocada.

Para a comunidade surda esta exclusão generalizada pela comunicação social significa um roubo sentenciado do seu direito de acesso à informação, direito de participação na sociedade e um grave acto de discriminação. 

Com efeitos, o Fórum das Associações de Pessoas com Deficiência (FAMOD) em representação das suas organizações membro, solicita através desta petição que:

  • Todos os órgãos de comunicação social introduzam interpretação em língua de sinais;
  • Que a Televisão Pública de Moçambique (TVM) prontamente estenda o uso de intérprete;
  • Que os órgão reguladores de comunicação social (GABINFO, Conselho Superior de Comunicação Social), as associações representativas de profissionais dos media (Sindicato Nacional dos Jornalistas e MISA) ;

O FAMOD em parceria com a REMOTELINE disponibilizam-se a dar apoio técnico para a introdução de interpretação em língua de sinais na transmissão televisiva.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50!
Com 50 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!