Ajude a Manter o Programa Trajetórias Criativas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

O programa Trajetórias Criativas foi criado em 2011 no estado do Rio Grande do Sul como uma iniciativa para atender alunos de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental. Foi parceria entre o Colégio de Aplicação da universidade Federal do Rio Grande do Sul a Secretaria de Educação Estadual e equipes de professores em seis colégios estaduais.

Após oito anos, o projeto se expandiu. Ate o ano de 2018, foram formados mais de 610 professores e 3700 alunos, e hoje o Trajetorias Criativas possui turmas em 17 escolas da região metropolitana de Porto Alegre:

EE Afonso Coelho
EEEB Almirante Bacelar
EEF Álvaro Moreira
EEEM Antonio Augusto Borges de Medeiros
EEEF Antonio Francisco Lisboa
EEEF Augusto Severo
EEEM Baltazar de Oliveira
EE Bela Vista
EEEF Brigadeiro Antônio Sampaio
EEEB Gentil Viegas Cardoso
EEEF Guanabara
EE Guilherme Baum
EEEF Júlio Brunelli
Col. E. Jussara Maria Polidoro
IEE Paulo da Gama
EEEF Pres. João Belchior Marques Goulart
EE Tereza Noronha

O diferencial do Trajetórias Criativas é sua abordagem teórico-metodológica, que abre espaço para o protagonismo do aluno, de forma a trazê-lo de volta à escola. Isso se dá por meio da educação por projetos e ações educativas abertas, que buscam trabalhar tanto suas necessidades de aprendizagem, quanto criar um ambiente afetivo.

Neste ano, recebemos a notícia de que o Trajetórias Criativas será descontinuado pelo governo estadual.

Hoje o Brasil conta com mais de 5 milhões de jovens em defasagem idade-série no ensino fundamental, e este número continua a crescer, é necessário criar e manter programas para atender esta população. Criamos este abaixo-assinado é pela continuação das turmas do Trajetórias Criativas.