MANIFESTO - Por uma alfabetização de qualidade no Baixo São Francisco e em Sergipe

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

CARTA ABERTA E MANIFESTO
Ao Governador do Estado de Sergipe
Sr. BELIVALDO CHAGAS SILVA
Ao Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura
Sr. JOSUÉ MODESTO DOS PASSOS SUBRINHO

Assunto: Por uma alfabetização de qualidade no Baixo São Francisco e em Sergipe

CONSIDERANDO que os professores das redes municipais de ensino, os gestores públicos e a população dos municípios do Baixo São Francisco defendem, trabalham e sonham com uma educação de qualidade para suas crianças, como principal estratégia de saída da condição de extrema pobreza que atualmente vivem a maioria dos moradores desta região.

CONSIDERANDO que o passo prioritário para chegarmos a uma educação de qualidade é o investimento na alfabetização, em especial, Língua Portuguesa e Matemática, dando às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental as melhores condições possíveis para um aprendizado adequado que construa um alicerce intelectual forte o suficiente para que estes alunos estejam mais preparados para os desafios futuros na educação e na vida.

CONSIDERANDO que os professores, gestores municipais e comunidades escolares reconhecem que a metodologia Synapse e o uso do sistema de gestão TAG modificou a prática pedagógica em sala de aula, inserindo contextualização e planejamento por objetivos de aprendizagem no dia a dia do professor e trazendo o aluno e sua realidade para a sala de aula, contaminando a todos com um
cenário de esperança para cada ano novo, em que estas tecnologias sociais possam ser aplicadas e aperfeiçoadas continuamente, com a competência e o compromissos dos professores do Baixo São Francisco.

CONSIDERANDO que diante do entusiasmo, motivação e participação de todos ao longo do ano letivo de 2018, estamos confiantes de que muitas escolas do Baixo São Francisco colherão bons resultados na próxima avaliação nacional da qualidade da educação, no final de 2019.

CONSIDERANDO que o Baixo São Francisco, quase sempre reconhecido como uma região de extrema pobreza e de baixos índices de desenvolvimento, graças à oportunidade que nos foi dada de sermos protagonistas na reaplicação e aperfeiçoamento do Synapse e do TAG, nosso desejo agora é de nos colocar à disposição do Governo do Estado de Sergipe para sermos reconhecidos como um
laboratório de inovação para a alfabetização, principalmente por conta de aspectos que ainda carecem de investimentos, tais como: 1) alinhar o Synapse à Base Nacional Curricular Comum (BNCC); 2) sistematizar a metodologia Synapse para os professores poderem trabalhar melhor com alunos com deficiência; 3) ampliar os conteúdos do Synapse para as demais disciplinas do ciclo, no caso história, geografia e ciências.

MANIFESTA

1. ESPECIAL AGRADECIMENTO ao Governador BELIVALDO CHAGAS e ao Secretário de Estado da Educação ao Secretário de Estado JOSUÉ MODESTO DOS PASSOS SUBRINHO, pelo enorme esforço financeiro e pessoal empreendido pelo Governo de Sergipe para com a nossa região e pelo quadro de otimismo e de esperança que o projeto nos deixou.

2. ESPECIAL AGRADECIMENTO ao Governo do Estado de Sergipe pela oportunidade de nos dar a chance de sermos protagonistas na construção de uma metodologia pedagógica que gere resultados e construa esperança junto aos professores, escolas, alunos e familiares, de que um dia o Baixo São Francisco será reconhecido com uma região que realiza uma alfabetização exemplar, num modelo em que os professores e alunos desta região são os principais atores na
geração dos processos inovadores de transformação social e econômica da região.

3. INTERESSE dos Municípios integrantes em apoiar a continuidade das atividades de formação e aperfeiçoamento continuado da tecnologia Synapse e pela busca de um modelo que assegure a continuidade do processo, independente de futuras influências políticas, para que nossos professores e nossas crianças sejam a prioridade na educação da região.

4. COMO RETRIBUIÇÃO ao apoio dos sergipanos, através do Governo do Estado de Sergipe, queremos colocar todo o nosso conhecimento e nossa rede de professores alfabetizadores à disposição do Estado de Sergipe para disseminar as tecnologias sociais Synapse e TAG para outros municípios sergipanos que assim desejarem.

Por fim, queremos mais uma vez agradecer ao Governo do Estado de Sergipe e à Secretaria de Estado da Educação pela oportunidade que nos foi concedida e queremos afirmar que em se tratando de mudança na realidade da alfabetização em Sergipe a melhor solução pode vir do “Baixo” para cima.
                             Baixo São Francisco, 20 de fevereiro de 2019