Pela Prorrogação das Bolsas FACEPE

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Nós, estudantes bolsistas e pesquisadores, que contribuímos diariamente com o desenvolvimento científico e tecnológico de Pernambuco, nos dirigimos ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa, pedindo imediato aumento do aporte financeiro para a FACEPE, de modo a permitir a prorrogação das bolsas de todos os bolsistas de pós-graduação da agência.

A pandemia do Corona vírus vem impondo novas realidades à sociedade. Além de aprofundar a crise econômica e social, ela vem interferindo diretamente na produtividade do trabalho intelectual dos pesquisadores brasileiros. Pois, com a implementação das medidas de isolamento social, as universidades e institutos de pesquisas tiveram que mudar suas rotinas, suspendendo as atividades presenciais de ensino e de pesquisa. Assim, esse cenário que já se alastra por quase 10 meses, impossibilita os pós-graduandos, que perfazem 90% da produção cientifica brasileira, de se deslocarem para o local de trabalho ou realizarem procedimentos importantes, como coletas bibliográficas, atividades de campo e procedimentos laboratoriais. Não obstante, não se pode menosprezar o impacto da situação pandêmica na saúde mental desses pesquisadores, os quais muitos passaram pela aflição, medo, angústia e dor por terem contraído e/ ou terem familiares e amigos que contraíram a doença. Nesse cenário, fica claro, portanto, a importância da imediata prorrogação dos prazos acadêmicos e bolsas para que os pós-graduandos possam ter condições temporais e financeiras suficientes para o andamento e conclusão de seus trabalhos.

No âmbito nacional, a CAPES, por meio das Portarias nº 55 (de 29 de abril de 2020) e nº 121 (de 20 de agosto de 2020) prorrogou por até seis meses os prazos – para todos os pós-graduandos matriculados em algum programa de pós-graduação - e bolsas – para seus beneficiados. No âmbito estadual, a partir da Portaria n° 012 (de 15 de maio de 2020) prorrogou por até três meses as bolsas. Entretanto, em que pese os esforços da FACEPE, essa medida se aplica apenas aos estudantes que defenderiam seus projetos até dezembro de 2020. Com agravante da prorrogação ter sido realizada com diminuição do tempo usual das bolsas de 24 meses (mestrado) e 48 meses (doutorado) para 21 e 45, respectivamente, na seleção dos novos bolsistas do edital de Pedido de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) 2020.2 uma vez que não houve previsão orçamentária de aumento de recursos para a agência. Ou seja, além de quase 2/3 dos 1400 bolsistas de pós-graduação da agência não terem, ainda, suas bolsas prorrogadas, os novos bolsistas terão tempo menor para produção de suas pesquisas.

Cabe lembrar que essas bolsas estaduais, as quais custam R$ 1525 (mestrado) e R$ 2440 (doutorado) – valores já defasados há 7 anos - são os principais mecanismos de subsistência dos pós-graduandos já que a própria exigência do trabalho de pesquisa dificulta ou impossibilita de exercer outras atividades ou até mesmo porque os termos de aceitação da bolsa exigem dedicação exclusiva. Além disso, é importante lembrar, ainda, que o perfil socioeconômico do pós-graduando no Brasil é heterogêneo, oriundos de diversas realidades sociais. Desse modo, com o isolamento social, em muitas situações, a bolsa tornou-se parte considerável ou totalidade da renda familiar, especialmente nesse momento de descontinuidade de pagamentos de salários para muitos brasileiros, implicando a necessidade de prorrogação das bolsas para continuação de seus projetos.

Não obstante, entendemos que a FACEPE, a partir dos projetos de pesquisa financiados por ela, tornou-se um importante vetor para o incentivo à interiorização da ciência no Estado, com atendimento de demandas e resoluções de problemas loco-regionais, contribuindo massivamente para o desenvolvimento econômico e social pernambucano. A saber, entre os projetos financiados com bolsa da agência, estão pesquisas relacionadas a doenças como esquistossomose, Zika-vírus, além de problemas urbanas, como gestão de resíduos sólidos e eficiência do uso de água.

Nesse sentido, nós, estudantes bolsistas e pesquisadores pernambucanos, nos dirigimos aos principais atores do estado de Pernambuco, para pedirmos um imediato aumento do aporte financeiro para a FACEPE, de modo a permitir a dilatação do tempo de bolsa, em consonância com a política nacional da CAPES, para todos os bolsistas da agência. E, assim, conseguirmos criar condições isonômicas temporais e financeiras para todos continuarem suas pesquisas, e não serem prejudicados por fatores alheios a suas vontades, contribuindo com o desenvolvimento científico e econômico do Estado.

Assinam esse abaixo-assinado:

Associação Nacional de Pós-Graduandos
Associação de Pós-Graduandos da UNICAP
Comissão Pró-APG da UFRPE
Comissão Pró-APG da UPE
Movimento Ação Pela Ciência
Representação discente do doutorado em Administração da UFPE
Representação discente do doutorado em Biociência Animal da UFRPE
Representação discente do doutorado em Biologia de Fungos da UFPE
Representação discente do doutorado em Biologia Vegetal da UFPE
Representação discente do doutorado em Bioquímica e Fisiologia
Representação discente do doutorado em Ciência da Computação da UFPE
Representação discente do doutorado em Ciências Farmacêuticas da UFPE
Representação discente do doutorado em Engenharia Civil da UFPE
Representação discente do doutorado em Estatística
Representação discente do doutorado em Psicologia Cognitiva da UFPE
Representação discente do doutorado em Química da UFPE
Representação discente do doutorado RENORBIO da UFRPE
Representação discente do mestrado em  Bioquimica e Fisiologia da UFPE
Representação discente do mestrado em Antropologia da UFPE
Representação discente do mestrado em Ciência e Tecnologia ambiental da UPE
Representação discente do mestrado em Ciências da Saúde da UNIVASF
Representação discente do mestrado em Design da UFPE
Representação discente do mestrado em Educação da UFPE
Representação discente do mestrado em Enfermagem da UFPE
Representação discente do mestrado em Engenharia de Produção da UFPE
Representação discente do mestrado em Ensino das Ciências e Matemática da UFRPE
Representação discente do mestrado em Física da UFPE
Representação discente do mestrado em Informática Aplicada da UFPE
Representação discente do mestrado em Letras da UFPE
Representação discente do mestrado em Morfotecnologia da UFPE
Representação discente do mestrado em Nutrição, atividade física e plasticidade fenotipica
Representação discente do mestrado em Psicologia da UNIVASF
Representação discente do mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares da UFPE
Representação discente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional da UFPE
Representação discente do PPG  em Sociologia da UFPE
Representação discente do PPG em  Inovação Terapêutica da UFPE
Representação discente do PPG em Biologia Animal da UFPE
Representação discente do PPG em Ciências Biológicas da UFPE
Representação discente do PPG em Ciências de Materiais da UFPE
Representação discente do PPG em Comunicação da UFPE
Representação discente do PPG em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE
Representação discente do PPG em Geografia da UFPE
Representação discente do PPG em Psicologia da UFPE



Hoje: Maxwelinne está contando com você!

Maxwelinne Pedra Fixe precisa do seu apoio na petição «Governador de Pernambuco: Pela Prorrogação das Bolsas FACEPE». Junte-se agora a Maxwelinne e mais 1.519 apoiadores.