Sim à manutenção da Unidade de Atendimento Integrado de Coronel Fabriciano/MG.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

ABAIXO ASSINADO PARA IMPEDIR FECHAMENTO DA UAI (UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO) EM CORONEL FABRICIANO/MG

Ao Excelentíssimo Governador de Minas Gerais Romeu Zema e seu Vice Governador Paulo Eduardo Rocha Brand

Assunto: Fechamento UAI Coronel Fabriciano

Autoridades do poder executivo e políticas locais, trabalhadores, vereadores, deputados estaduais e federais, cooperativas de trabalhadores, advogados, PAFF Observatório (Patriotas em Foco Fabriciano), Rotary Clube, Associação Comercial/CDL, servidores públicos, comerciantes, cidadãos da cidade de Coronel Fabriciano e Municípios vizinhos e a sociedade em geral, vêm muito respeitosamente à presença de Vossa Excelência, expor e requerer:

A comunidade em geral está escandalizada, diante da informação através de um e-mail enviado pelo Secretário de Planejamento do Estado, Otto Levi, para a Gerência da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Coronel Fabriciano, MG, na tarde do dia 28.03.2019, onde menciona sobre o fechamento da UAI no Município, situado à Rua Pedro Nolasco, 425 - Centro, Cel. Fabriciano - MG, com a justificativa de contenção de gastos.

Importante ressaltar que a UAI está localizada no Município de Coronel Fabriciano há 10 anos, atendendo outros 24 Municípios que compõem o colar Metropolitano e região (como podemos citar, por exemplo, as cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Dionísio, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era, Santana do Paraíso, Ipaba, Belo Oriente, Ipatinga, etc), cuja população segundo o IBGE de 2018, tem aproximadamente 672 mil habitantes, isto é, cerca de 3,19 % de todo o Estado de Minas Gerais.

A Unidade, possui 35 funcionários da MGS e 3 funcionários concursados de outros Órgãos do Governo. É um sistema hoje muito bem avaliado e aprovado por toda sociedade do Vale do Aço (principalmente em relação às unidades da UAI em todo o Estado de Minas Gerais).

Importante ressaltar que a Unidade da UAI em Coronel Fabriciano é totalmente diferente da Unidade da UAI em Ipatinga, pois a cidade vizinha não tem sede própria (é uma PPP – Parceria Público Privada), onde o Estado paga pelos serviços prestados, sendo o valor de custo da Unidade do Uai de Fabriciano para Ipatinga, bem inferior. Assim acabando com o atendimento em Fabriciano, automaticamente aumentará a demanda em Ipatinga, o que geraria mais lucro para a empresa que cobra do Governo um valor para cada atendimento realizado, aumentando os custos dos serviços prestados aos cofres públicos.

Outra questão que é importante frisar é que a UAI de Coronel Fabriciano está no Centro da cidade muito bem localizada (em uma região metropolitana em frente a rodoviária nova da cidade, local de fácil acesso), atendendo muito bem quem está nos Municípios vizinhos, isso é muito importante principalmente para o trabalhador que se encontra desempregado. Além disso, o Comércio de Coronel Fabriciano vai ser impactado negativamente com o fechamento da Unidade de Atendimento Integrado, perdendo muito a Receita do Município com arrecadação de impostos e vendas, gerando alto índice de desemprego na nossa região e até fechamento de comércios naquela proximidade.

São diversos os serviços disponibilizados pela UAI de Coronel Fabriciano a todos os cidadãos dentre os quais destacamos: SINE para recebimento do Seguro Desemprego e intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho e de Identidade, CPF, atestado de antecedentes criminais, prova eletrônica de legislação do Detran, entrega de documento de veículo e carteira de habilitação, cadastro de visitas a presídios, atendimento a famílias de presos, correspondente bancário, 2ª via de conta da Cemig, perícia médica do Estado, vários serviços do Detran, entre outros documentos.

A Unidade funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 08h as 17h e não fecha em horário de almoço. Para se ter uma ideia sobre a importância da Unidade de Coronel Fabriciano (UAI) para toda região Metropolitana do Vale do Aço e cidades vizinhas, os dados são em média 1000 seguros desempregos postados e a emissão de aproximadamente 500 Carteiras de Trabalho emitidas mensalmente. Hoje o volume na Unidade é de 500 atendimentos diariamente a toda população, tendo sede própria conforme já devidamente exposto, lembrando eu o Município vizinho (Ipatinga), sua unidade é alugada.

Neste sentido, requererem as autoridades acima mencionadas neste abaixo assinado, solicitar ao Governador de Minas Gerais Sr. Romeu Zema e seu Vice Sr. Paulo Eduardo Rocha Brand, que não encerre as atividades da Unidade de Atendimento Integrado – UAI em Coronel Fabriciano, pelas justificativas listadas, sendo de extrema relevância esse órgão a toda população, cujo objetivo é de aprimoramento a qualidade dos serviços sociais e econômicos prestados no Município e oferecer um conceito diferenciado de atendimento ao cidadão, reunindo vários órgãos integrados em um mesmo espaço físico. Além disso a UAI de Coronel Fabriciano desburocratiza os serviços públicos prestados por meio da excelência do atendimento facilitando o acesso a toda população, além de contribuir consideravelmente para a economia local, gerando emprego e arrecadação de impostos e taxas.

Hoje: Fabiana está contando com você!

Fabiana Rose precisa do seu apoio na petição «Governador de Minas Gerais Romeu Zema: Sim à manutenção da Unidade de Atendimento Integrado de Coronel Fabriciano/MG.». Junte-se agora a Fabiana e mais 5.075 apoiadores.