Abaixo-assinado encerrado

Carta Aberta à Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara

Este abaixo-assinado conseguiu 1.796 apoiadores!

DEPENDEMOS DO TURISMO PARA SOBREVIVER.

Não somente nós, trabalhadores e residentes na Vila de Jericoacoara e toda a região ao redor, mas também o senhor, Prefeito, bem como todos os seus secretários, vereadores e o grande número de funcionários da sua gestão, que conseguiu implantar uma taxa que garante direto na fonte – O TURISTA – os recursos para administrar a PMJJ.

É no mínimo estranho que o decreto, assinado por V.Sa. em 15/04/2019, e em reunião com a exclusiva presença da categoria dos meios de transportes, sem que residentes e empresários da Vila de Jericoacoara tivessem tomado conhecimento, e divulgado, via Facebook em 27/04/2019, referente ao fechamento do estacionamento da vila, não tenha dado a mínima consideração ao impacto que esta medida terá na vida do NOSSO CHEFE, O TURISTA!

Não somos contra a medida em si, acreditamos que seja URGENTE A DISCUSSÃO SOBRE A PROIBIÇÃO DO TRÁFEGO DE CARROS PARTICULARES no Parque Nacional e na Vila de Jericoacoara (e a existência de trilha demarcada para os prestadores de serviço).

Mas não podemos aceitar calados o modo com que questão foi discutida, (des)organizada e decretada.

Qualquer um, residente ou turista, que tenha circulado pelas ruas de Jeri nos últimos anos já percebeu que o grande problema do trânsito – que persiste mesmo depois da abertura dos estacionamentos – não é o carro de turista (que ainda circula e estaciona em locais proibidos graças a falta de fiscalização da sua gestão), e sim A IMENSA – E SEMPRE CRESCENTE -  QUANTIDADE DE VEÍCULOS CREDENCIADOS.

Veículos credenciados que ocupam cada centímetro de sombra da vila, formando os “bolsões” em diversos pontos e a fila de caminhonetes na Rua São Francisco (que de lá já deveriam ter saído para a Praça do Mercado Velho, segundo os acordos; são estes os veículos que circulam a qualquer hora do dia e da noite, são estes os motoristas que transformam o centro da vila em uma feira livre todas as manhãs, na disputa pelos passageiros para lotarem suas caminhonetes, são estes os veículos que andam na velocidade que bem entendem e sem nenhum controle.

Portanto, Sr. Prefeito, por meio desta solicitamos ao senhor a imediata criação de um Grupo de Trabalho que realizará AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, A SEREM REALIZADAS NA VILA DE JERICOACOARA, onde possamos, sociedade civil (toda ela, não somente uma categoria de trabalhadores) e prefeitura, nos organizarmos para apresentarmos e debatermos ideias e projetos para resolver definitivamente o problema do trânsito de Jericoacoara. Listamos abaixo alguns tópicos a serem abordados:

1)     Articulação com o município de Cruz para a criação dos estacionamentos e transportes pela Praia do Preá (ou o senhor acredita que devido a sua canetada os turistas vão deixar de vir a Jeri pelo caminho mais obvio e fácil???);

2)     Idêntica articulação com o município de Camocim;

3)     Criação da CENTRAL DE TRANSPORTES na entrada da vila;

4)     Obrigatoriedade de ESTACIONAMENTO DOS CARROS CREDENCIADOS E DE MORADORES nos terrenos já destinados a este fim; (fica aqui, desde já a sugestão para que tal estacionamento vá para o local do atual, externo, bem como as filas de passeios e os bolsões)

5)     Implantação do SISTEMA CIRCULAR DE TRANSPORTE DENTRO DA VILA, que consiste em uma frota de jardineiras que circulam 24h com paradas em todo o perímetro da vila, garantindo o transporte universal (turistas, trabalhadores e moradores) de qualquer ponto da vila à Central de Transportes, de onde partirão todos os demais veículos - esta operação poderá ser bancada e mantida pela TTS.

6)     A criação, via legislativo, com lei e respectivas normas da CONCESSÃO PÚBLICA DE TRANSPORTES DE JIJOCA DE JERICOACOARA.

7)     Ordenamento da Carteira do Trabalhador com subsidio para transporte gratuito no circuito Jijoca>Jeri>Jijoca, com normas e procedimentos, numeração dos veículos e criação da fila, e incluída na Lei de Concessão Pública de Transportes, citada acima.

Prefeito, a decisão está em suas mãos.

Hoje: Oswaldo está contando com você!

Oswaldo Leal precisa do seu apoio na petição «gabinete@jijocadejericoacoara.ce.gov.br: Carta Aberta à Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara». Junte-se agora a Oswaldo e mais 1.795 apoiadores.