Alteração no nome Teatro de Arena Eugênio Kusnet para Teatro de Arena José Renato

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Desde a morte do diretor José Renato (Renato José Pécora) em 2011 em São Paulo capital, nunca houve uma homenagem digna a altura desse grande diretor e encenador brasileiro. José Renato contribuiu imensamente para o teatro brasileiro, encenando, formando atores e dirigindo textos que depois revelaram grandes artistas como Gianfrascesco Guarnieri, Augusto Boal, entre outros.

Idealizou e fundou o Teatro de Arena em 1950, inaugurou também o Teatro Ruth Escobar em 1964 com o espetáculo A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht. Seu texto Plantas Rasteiras recebeu prêmio de melhor autor da Academia Paulista de Letras; O texto Escrever sobre Mulheres foi encenada no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em 1951.

Dirigiu importantes espetáculos que marcaram época como Eles Não Usam Black-Tie (1958) no próprio Teatro de Arena, Revolução na América do Sul (1960), Os Fuzis da Sra. Carrar (1962), Boca de Ouro (1962), O Pagador de Promessas (1963), Rasga Coração (1979), além de dirigir grandes nomes da cena brasileira como Oduvaldo Vianna Filho, Lélia Abramo, Milton Gonçalves, Miriam Mehler, Chico de Assis, Eugênio Kusnet, Gianfrascesco Guarnieri, Eva Wilma, entre outros.

Essa petição tem por objetivo solicitar a FUNARTE, órgão que administra o Teatro de Arena Eugênio Kusnet para que altere o nome do teatro para Teatro de Arena José Renato em homenagem a esse grande diretor que tanto contribuiu para o teatro nacional, dada também a importância desse teatro na cena brasileira do qual o próprio José Renato foi o idealizador e fundador desse teatro.

Fraternalmente,
Rogério Nagai.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa349684/jose-renato

Hoje: Rogério está contando com você!

Rogério Nagai precisa do seu apoio na petição «FUNARTE: Altere o nome do Teatro de Arena Eugênio Kusnet para Teatro de Arena José Renato». Junte-se agora a Rogério e mais 47 apoiadores.