Bruno e Dom: sua missão continua sendo de todas e todos nós!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!
Com 25.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!
Funai verdadeiramente Indigenista e para os Povos Indígenas criou este abaixo-assinado para pressionar Presidência da República, Jair Bolsonaro e

O recente assassinato do nosso grande colega Bruno Araújo e do jornalista inglês, Dom Phillips – dois ferrenhos defensores dos direitos indígenas e do meio ambiente – geraram profunda tristeza e indignação em todos nós, servidores e servidoras da Fundação Nacional do Índio - FUNAI. Esse crime tem como pano de fundo o desmonte de muitos anos de trabalho da Fundação.

O crime organizado instalado no Vale do Javari, na Amazônia, envergonha todos nós e ameaça a todo momento defensoras e defensores de direitos humanos, nossos colegas indigenistas, povos indígenas e suas lideranças, organizações e territórios. Esses criminosos formam uma rede cruel composta por madeireiros, pescadores, caçadores e garimpeiros ilegais, traficantes de drogas e de armas, que ocupam o espaço deixado livre pelas forças de segurança no Brasil.

É preciso dizer um BASTA na atual gestão anti-indigenista instalada na FUNAI e reunir nossas forças para estruturar as mínimas condições de trabalho e segurança para a execução da nossa missão institucional de promover e proteger os direitos dos povos indígenas. Por isso, precisamos unir nossas forças com você para EXIGIR A IMEDIATA SAÍDA DA GESTÃO DO PRESIDENTE MARCELO XAVIER.

Não iremos descansar um minuto! É lamentável tudo isso! A Fundação precisa parar de ser manchada pelas práticas de um grupo que demonstra não possuir qualidade mínima para gerir a política indigenista. Junte sua voz à nossa petição para pressionar as autoridades e exija:

a) uma Funai verdadeiramente indigenista e para os povos indígenas;

b) a retomada dos processos de demarcação das terras indígenas e o fim do Marco Temporal;

c) que o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, receba nosso movimento, acate e promova as reivindicações por justiça e condições de trabalho;

d) que não haja nenhuma perseguição e punição contra os grevistas!

f) e que TODOS os culpados, intelectuais e mandantes, sejam identificados, levados à justiça e responsabilizados pelos assassinatos de Dom Phillips e nossos colegas Bruno Araújo e Maxciel Pereira.

Seguimos, juntos e juntas, em mobilização pelo #ForaMarceloXavier

Um abraço!

Esta petição é assinada pelas servidoras e servidores da Funai, mobilizados nacionalmente e representados por nossas entidades: Indigenistas Associados - INA, Associação Nacional dos Servidores da FUNAI - ANSEF, Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal - CONDSEF e seus sindicatos filiados.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!