Vitória confirmada

NÃO A DERRUBADA! Decretar Imune de Corte a Figueira Centenária da Ponta do Leal - Florianópolis

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.198 apoiadores!


A Floram afirmou em reportagem que ela será preservada, então só queremos a comprovação e certeza de que o dito, será verdadeiramente cumprido e respeitado.Queremos documentada em papel, por meio do Decreto de Imunidade de Corte. Só assim a figueira terá a sua vida garantida!

Um projeto de Interesse Social e Ambiental deve iniciar pelo respeito a #natureza e com Educação Prática de Respeito ao Meio Ambiente. 

Ja derrubaram uma das Figueiras centenárias para a construção de um residencial no local e queremos agora, uma garantia de vida, com o decreto de imunidade de corte, desta que AINDA vive, garantindo vida também, para toda a fauna e flora (algumas em extinção) existentes na árvore.

A construção do residencial deveria se adequar ao que o ambiente oferecia e não deveriam descartar a existência das duas únicas espécimes naturais da Ponta do Leal, que se mantinham intactas e crescendo.

O Ministério Público Federal não atendeu nossos apelos e mensagens quando ainda pedíamos socorro para a figueira que já foi derrubada. Enviamos muitas mensagens e tentamos por telefone (diversas vezes), uma audiência com a Procuradora responsável pela liberação da área para essa construção. Queríamos apenas a readequação para não derrubarem as árvores centenárias e preservarem toda fauna que ali existia. Temos o dever de proteger a figueira restante!

Todo projeto foi criado, excluindo a existência das centenárias e como já foi relatado, uma já não consta no local. A que esta na imagem, ainda sobrevivente, é a cada dia mais condenada para ser derrubada, pois um dos edifícios ficará sob a sombra e em momento oportuno, os mesmos autores de derrubada da primeira figueira, irão alegar que esta Centenária, estará impedindo a sequência da construção e depois, alegarão que estará impondo risco de vida aos moradores que ali viverão. 

Estão condenando a morte uma árvore que ali nasceu e se desenvolveu. Estão criando as condições para poderem mais tarde derrubá-la! Em momento algum procuraram preservar e garantir a sua permanência. 

A Floram - Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis, falou em entrevista que esta será preservada e só pedimos então, uma documentação da prefeitura (decreto para torná-la Imune de Corte), como garantia de que esta palavra será cumprida verdadeiramente. 

O projeto poderia ser readequado como pedíamos na primeira petição, mas sequer ouvidos fomos. Também sequer atendidos fomos e ao contrário de nos dar atenção, aceleraram o processo para a derrubada, em horário que sabiam, não estaríamos ali para defendê-la. 

A figueira está em área pública e para todo o público, deveria servir. A comunidade local deveria ser consultada e ouvida. Pessoas cresceram brincando a sombra das figueiras. 

Foram necessárias muitas décadas para esta Figueira Centenária, que chamamos carinhosamente de Avatariana (nome relacionado a árvore do filme #Avatar), se tornar na gigante que hoje é.

A preservação é um dos fundamentos para uma sociedade que PENSA no futuro do nosso #meioambiente e no bem viver de nossas futuras gerações. Conviver em harmonia com a Natureza é reconhecer e perceber que também somos parte dela.

Educar para a Preservação, Conservação e Respeito ao Meio-Ambiente é educar para o futuro, para o crescimento pessoal e social. A Figueira é árvore do tipo em extinção de categoria rara. 

Mais do que lazer, essa árvore fornece para todos, experiências práticas do bom convívio e respeito com o todo, com os animais, com o desenvolvimento pessoal e social, com o conjunto natural de beleza de TODAS as coisas do nosso meio ambiente.

É fundamental e salutar que uma entidade mostre a necessidade urgente de não destruirmos a Natureza e sim de construirmos um futuro melhor, preservando e se adequando ao Meio em que vivemos.

É preciso repensar as construções para construir um amanhã mais seguro de todo nosso ambiente.

É preciso agir de forma menos agressiva e repensar nas construções que mais destroem, implantando falsas imagens de melhoras ambientais.

As construções não podem mais ter o comportamento insano de todo verde derrubar.

Nossa natureza pede socorro! Nossas cidades já pedem socorro pela falta de água e de chuvas.

Precisamos frear a destruição insana, sem frear o progresso! Precisamos aprender a progredir em todos os sentimentos e mais principalmente, desenvolvendo o respeito por todas as coisas. 

É urgente a mudança de comportamento e pensamento! É urgente a mudança de nossas práticas!



Hoje: Mirian está contando com você!

Mirian Aparecida Novakoski Costa precisa do seu apoio na petição «Floram - Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis: NÃO A DERRUBADA! Decretar Imune de Corte a Figueira Centenária da Ponta do Leal - Florianópolis». Junte-se agora a Mirian e mais 1.197 apoiadores.