Fim do despejo de esgoto na Lagoa da Conceição

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!

A Lagoa da Conceição é um dos pontos turísticos mais famosos da Ilha de Santa Catarina (ou Florianópolis). Porém, o despejo de esgoto doméstico tem atuado como um poluente, tornando o local muito menos atrativo para o público.

Poucas partes do Bairro da Lagoa da Conceição tem seu esgoto tratado adequadamente. Para garantirmos a saúde da população e ampliação do turismo através da saúde ambiental, exigimos:
- A ampliação da rede coletora de esgotos no Bairro. A CASAN (Companhia Catarinense de água e Esgoto) precisa fazer com que todas as habitações tenham um tratamento adequado. Atualmente, apenas uma minoria tem essa realidade.
- Maior eficiência da fiscalização das residências e estabelecimentos por onde passe a rede coletora, garantindo que as conexões feitas estejam corretas e não levem o esgoto in natura à Lagoa. A prefeitura precisa verificar as ligações de forma rígida e frequente.

“Na Lagoa há registro de diversos usos dos seus recursos hídrico como: a pesca artesanal; a recreação e a navegação. Que vem sofrendo impactos devido a falta deinformação, infraestrutura e a uma visão de curto prazo que tem contribuído para a poluição de suas águas provocada principalmente pelo lançamento de esgoto e lixo doméstico, óleo proveniente dos restaurantes, resíduos de tintas e combustível usados nas embarcações” (PEDROTTI, 1998 apud LOPES, 2007).

Esta petição, acima de tudo, tem o intuito de mostrar que os habitantes NÃO estarão satisfeitos enquanto a Lagoa e a natureza local são degradadas, graças à falta de atuação da CASAN e da Prefeitura de Florianópolis.

Além disso, reconhecemos que a população precisa ser conscientizada de forma geral, mudando suas ações como um todo, de forma a visar sempre o mantimento de uma visão de comunidade e intentando o bem coletivo.

Conheça:
“Programa Floripa Se Liga Na Rede”

Funcionamento de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgotos)

Hoje: Fernanda está contando com você!

Fernanda Simões precisa do seu apoio na petição «Fim do despejo de esgoto na Lagoa da Conceição! Melhor fiscalização». Junte-se agora a Fernanda e mais 7.518 apoiadores.