Unificação dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!

A psicopedagogia é uma área de interfase entre a educação e a saúde. Presente no Brasil desde a década de 50. O psicopedagogo é um Terapeuta da Aprendizagem.  Hoje, são milhares de profissionais atuando em escolas, clínicas, empresas, hospitais, centros multidisciplinares, home care, associações, prevenindo, diagnosticando e tratando problemas referentes as dificuldades e transtornos de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Área também ligada a saúde mental, os profissionais também atuam com pessoas com deficiência, autismo, síndromes. Trabalham com palestras, formações e capacitações. É uma área com grande potencial de crescimento. Mas possuem um grande problema. Uma diversidade de cursos que atrapalha a formação destes profissionais. Existem mais de 120 tipos de cursos de pós graduações com termos e carga horária diferente formando profissionais confusos e com orientações erradas.

Este abaixo assinado visa buscar a UNIFICAÇÃO DE TODOS OS CURSOS de pós graduação em um único curso COM UM ÚNICO TERMO Psicopedagogia (só isto) e com  carga horaria mínima de 600H. As faculdades precisam parar de vender a psicopedagogia como se fosse um bolo fatiado em vários cursos. Para vender cada vez mais cursos as faculdades criam nomes diferentes, para enfeitar a Palavra psicopedagogia. Daí vendem o mesmo curso diversas vezes para os mesmo alunos. Isto acontece porque as faculdades vendem psicopedagogia clínica, depois institucional, hospitalar , com educação especial, com educação infantil e assim são centenas de variações do mesmo curso apenas mudam os termos. 

Até os anos 2000 praticamente não existiam cursos de Pós Graduação em psicopedagogia, existiam apenas cursos de Formações livres. Mas em meados dos anos 2000 esta realidade mudou e de lá até agora é um mercado que cresce a cada ano. E mais e mais faculdades formam milhares de alunos em psicopedagogia. 

Mas estes alunos saem perdidos dos cursos. E depois que terminam tais cursos descobre que nem sempre poderão atuar ou porque fizeram cursos incompletos, mal feitos, com orientações erradas e ai começam uma jornada de recomeço há aqueles que para se sentirem seguros e para atuarem fazem até três cursos enriquecendo cada vez as faculdades. Mas não é só um problema nas faculdades particulares, nas públicas também encontramos este curso de forma fragmentadas mas em proporção bem menor. 

Esta petição pede o fim destes cursos e a criação de um curso unificado. com uma grade curricular única para todas as faculdades que devem incluir estudos obrigatórios como:

Núcleo de Conhecimento de Fundamentação Teórica

  • Fundamentação histórica da Psicopedagogia com a Inclusão da Contribuição do Sindicato dos Psicopedagogos junto a Já inclusa história da Associação Brasileira de psicopedagogia dentro desta disciplina. 
  •  Fundamentos da Educação Especial 
  • Ética Profissional

Núcleo de conhecimento Geral:

  • Desenvolvimento infantil ( Teóricos como Jean Piaget, Wallon, Vygostky)
  • Desenvolvimento Psicomotor
  • Psicogênese da leitura e da Escrita
  • Psicopatologia da Infância e do Adolescente

Núcleo de Conhecimento Especifico

  • Transtornos Neurobiológicos 
  • Dislexia e suas Comobirdadades
  • Epistemologia Convergente e EOCA
  • Psicanálise e o uso da Caixa Lúdica

Núcleo de Preparação Técnica

  • Oficina de Provas Operatórias 
  • Oficinas Psicopedagógicas e Grupos Operativos (Pichon Riviere)
  • Instrumentos e testes psicopedagógicos
  • Diagnóstico Psicopedagógico
  • Intervenções Psicopedagógicas

Núcleo de Preparação Prática

  • Atendimento psicopedagógico para públicos de vulnerabilidade
  • Atendimento psicopedagógico para idosos
  • Atendimento psicopedagógico em instituições escolares 
  • Atendimento psicopedagógico para ambientes hospitalares
  • Atendimento Psicopedagógico para consultórios clínicos
  •  Empreendedorismo na psicopedagogia
  • Pelo menos 1 estágio

Sabemos que toda a sociedade quer profissional de excelência para usar seus serviços. não seria diferente com a psicopedagogia. Como oferecer isto a sociedade se as faculdades não oferecem cursos de qualidade e formam profissionais mal preparados para o mercado de trabalho. 

Acreditamos que o fim da venda desenfreada e não fiscalizada pelo ministério da educação que dá total autonomia para as faculdades criarem os cursos de pós graduação que querem já está afetando o futuro da psicopedagogia já que todas as tentativas de sua regulamentação é negada devido a um má formação oferecida pelas faculdades. Além de que toda esta confusão de cursos e nomenclaturas causa dubiedade , desconfiança e competividade com outras áreas já que muitos dos cursos vendidos misturam psicopedagogia com outras profissões como a psicologia, a psicomotricidade, a arteterapia, o AEE, a educação especial dentre outras.

Sendo assim pedimos sua ajuda nesta abaixo assinado para nos unirmos como categoria , como sociedade civil que usa os serviços deste profissional, como escolas, como empresas, como clinicas, como empreendedores, como todos os brasileiros que querem ensino de qualidade em todas as esferas da educação e o superior latus sensu não poderia deixar de ser incluso. 

Una-se a nós nesta luta diga sim a UNIFICAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA.

Para saber mais acesse nosso site http://www.sindpsicoppbr.com.br/



Hoje: Sindicato dos Psicopedagogos está contando com você!

Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil precisa do seu apoio na petição «Faculdades de Ensino Superior: Unificação dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia». Junte-se agora a Sindicato dos Psicopedagogos e mais 195 apoiadores.