Pela implementação de alerta de "Fake News" no WhatsApp

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Notícias baseadas em exageros e manipulações, quando não em pura invencionice, têm sequestrado o debate público não só no Brasil, mas ao redor do globo, esvaziando progressivamente a qualidade de nossas democracias. E o desmentido posterior raramente alcança a mesma repercussão do embuste original, bem se sabe, muito menos é capaz de compensar os danos provocados inicialmente.

Os indícios amplos e óbvios de que as chamadas fake news continuam a influenciar enormemente as eleições demonstram como os esforços para conter esse fenômeno ainda são insuficientes. Faz-se urgente melhorar o nível das informações que se alastram sem controle, para impedir a deterioração completa dos alicerces básicos do Estado Democrático de Direito.

Deste modo, esse abaixo-assinado solicita ao Facebook a implementação de um alerta no WhatsApp, que seria acionado cada vez que um usuário tente compartilhar material falso, ou receba-o por mensagem. É preciso ficar claro que não se está propondo censura: a pessoa estaria livre para publicar e ler o que bem entendesse. Mas vídeos, fotos e links claramente mentirosos, identificados por agências conceituadas e idôneas de fact checking com as quais o Facebook já trabalha, desencadeariam a exibição de um aviso apontando as informações corretas.

Hoje: Pedro está contando com você!

Pedro Andrade precisa do seu apoio na petição «Facebook: Pela implementação de alerta de "Fake News" no WhatsApp». Junte-se agora a Pedro e mais 15 apoiadores.