Não quero ser incluído em grupos do whatsapp sem minha prévia autorização

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Quem nunca foi incluído num grupo do WhatsApp e se sentiu constrangido ao sair? Ou pior, foi novamente incluído após ter deixado de participar?

Mais do que mero desconforto com amigos e familiares, a inclusão inadvertida em grupos inunda nossos smartphones com dados, muitas vezes, irrelevantes, consumindo nosso tempo com informações desnecessárias, fakenews, correntes, spams etc.

Ainda que o aplicativo permita que o usuário saia de qualquer grupo, na prática a saída pode gerar constrangimentos ou ser inócua, com reiteradas reinclusões.

A decisão de ser incluído e permanecer em determinado grupo deveria ser soberana do usuário, titular da conta. Não há sentido em permitir-se que um usuário do WhatsApp seja reincluído em um grupo, após ter dele saído, por livre arbítrio do administrador.

O desconforto é tamanho que tramita no Senado Brasileiro projeto de lei (https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126964 que pretende obrigar que provedoras de redes ou mídias sociais obtenham prévia aprovação do usuário para sua inclusão em redes, grupos, páginas e similares.

Mas não precisamos esperar o moroso projeto legislativo. A solução para este problema é mais simples do que parece, e está nas mãos dos capacitados programadores do Facebook - empresa responsável pelo WhatsApp - com uma singela alteração no aplicativo: basta o sistema exigir a prévia concordância do usuário sempre que ele for inserido em um grupo, permitindo, ainda, que uma vez recusado o ingresso, o usuário opte por ignorar automaticamente novos pedidos de inclusão no mesmo grupo. Simples e eficiente.

Hoje: Renato está contando com você!

Renato Rossato precisa do seu apoio na petição «Facebook: Não quero ser incluído em grupos do whatsapp sem minha prévia autorização». Junte-se agora a Renato e mais 14 apoiadores.