0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo por dia. Práticas, gratuitas e presentes em praticamente toda compra do brasileiro, as sacolinhas têm alto custo ambiental, pois são produzidas a partir de petróleo ou gás natural (recursos naturais não-renováveis) e, depois de usadas - geralmente por uma única vez -, costumam ser descartadas de maneira incorreta. O problema é que, por levarem, em média, cerca de 450 anos para se decompor, durante esse tempo aumentam a poluição, entopem bueiros, impedindo o escoamento das águas das chuvas, ou vão parar em matas, rios e oceanos, onde acabam engolidas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Infelizmente, poucas chegam a ser recicladas.

Em decorrência disso, não é à toa que as sacolas plásticas ganharam o status de vilãs do meio ambiente e já há algum tempo existe uma mobilização social global para acabar com elas.

Nesse sentido, retirar as sacolas plásticas de circulação traz como principal vantagem a preservação do meio ambiente, na medida em que, além de causar a morte por sufocamento de milhares de animais, sejam marinhos, aéreos ou terrestres, essas embalagens formam uma camada plástica de impermeabilização no solo e causam, também, efeitos de gases poluentes na atmosfera, segundo a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB), professora Izabel Zanetti.

Dentre as soluções para esse grave problema podem-se citar a distribuição de embalagens de papel (reciclado), de plástico biodegradável, associada à comercialização de sacolas reutilizáveis.

Se cada um fizer um pouco, é possível reverter a situação.

Hoje: Manoel está contando com você!

Manoel Fonseca precisa do seu apoio na petição «Extra: Pelo fim das utilização de sacolas plásticas em comércios da Cidade de Fortaleza/CE.». Junte-se agora a Manoel e mais 309 apoiadores.