#ForaOcampo - Substituição do atual presidente da Fundação Cultural de Porto Velho

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Porto Velho/RO é uma cidade que, apesar de jovem em sua fundação, possui manifestações artístico-culturais riquíssimas, reflexo da mistura entre os povos da floresta e os pioneiros que aqui chegaram para trazer o desenvolvimento.

No entanto, a gestão pública de cultura em nosso município, desenvolvida através da FUNCULTURAL - Fundação Cultural do Município de Porto Velho/RO, nos últimos meses vem sendo realizada de forma inadequada em razão da ineficiência e falta de transparência de seu atual presidente, o Sr. Antônio Ocampo, que desde 2017 está no comando do órgão de cultura municipal.

É notório na classe artística local o descontentamento com o modo como Ocampo tem conduzido as atividades da fundação, eis que este não representa nem atua em favor dos interesses do setor cultural de nossa cidade, não dialoga com os atores e agentes culturais, tendo, inclusive, sucateado e enfraquecido de forma intencional o Conselho Municipal de Cultura, órgão legalmente criado para garantir a participação direta da sociedade na criação de políticas e diretrizes municipais para cultura.

Ademais, o atual presidente da FUNCULTURAL gere os recursos e investimentos do órgão sem o mínimo de transparência ou participação das pessoas e entidades interessadas em promover e desenvolver a cultura portovelhense, de modo que a atual gestão do órgão de cultura de nosso município hoje não reflete os interesses nem atende as necessidades de nossa classe cultural.

Desta forma, o movimento cultural de Porto Velho clama que, em cumprimento a compromisso já firmado no final do exercício de 2018, seja substituído o atual presidente da FUNCULTURAL, o Sr. Antônio Ocampo, por um novo gestor que atue de forma participativa e adequada com as reais necessidades da cultura local.