Dia Estadual dos Rios da Bahia

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


É crescente a preocupação mundial com problemas climáticos e o aquecimento global, no Brasil especialmente no nordeste os principais temores contemporâneos são a insegurança hídrica, alimentar, energética e a desertificação (terras mortas). Pesquisas apontam que entre os anos de 2000 e 2014, o território baiano já apresentou uma queda do índice das chuvas, redução da cobertura vegetal nativa, e um aumento no índice de aridez e das áreas com risco de desertificação.

A situação é tão grave que existe um vasto calendário ambiental, com o intuito de sensibilizar a sociedade, a exemplo do Dia Mundial dos Rios, comemorado em 30 de setembro. Diante do exposto, o SOS Águas da Chapada Diamantina, propõe um abaixo assinado para criação do Dia Estadual dos Rios da Bahia, com o objetivo de proteger e conservar as águas subterrâneas, lençóis freáticos, nascentes, açudes, lagos, lagoas, córregos, riachos e rios do território baiano. Nesta data deverão ocorrer ações, campanhas, realizações de projetos e planos voltados para proteção, preservação e conservação de nossos mananciais hídricos, além de sensibilização e educação ambiental.

Urge desenvolver ações e políticas públicas de incentivo a formas sustentáveis de produção, de utilização da terra e dos recursos naturais e de proteção e conservação de nascentes e rios, conforme prevê a Lei nº 11.612 de 08 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.

Propomos para o Dia Estadual dos Rios da Bahia, a data 25 de setembro, dia em que Dom Luiz Flávio Cappio – Bispo da Diocese de Barra-BA, iniciou a 1ª greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco. Ao saber da iniciativa e homenagem Dom Luis agradeceu e demonstrou apoio à campanha e ao movimento, e reforçou que a data faz referência ao Mártir São Francisco, que é o Patrono da Ecologia.

Em suma, a regulamentação do Dia Estadual dos Rios da Bahia, deve prever ações de Educação Ambiental e sustentabilidade nas esferas do poderes públicos, entidades privadas e sociedade civil, e em cada município baiano implementar anualmente projetos a curto, médio e longo prazo para a proteção, preservação e conservação dos mananciais baianos, com o apoio do Estado da Bahia.

Assine o abaixo assinado, junte-se a nós mais uma vez para fortalecer esta campanha pelo Meio Ambiente, afinal ele não precisa de nós, somos nós que dependemos e precisamos dele, por isso temos que cuidar.



Hoje: SOS Águas da Chapada Diamantina está contando com você!

SOS Águas da Chapada Diamantina precisa do seu apoio na petição «Exmº. Governador do Estado da Bahia e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia: Dia Estadual dos Rios da Bahia». Junte-se agora a SOS Águas da Chapada Diamantina e mais 774 apoiadores.