MELHORE O TRANSPORTE PÚBLICO EM PONTA NEGRA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Nós, moradores e trabalhadores do bairro de Ponta Negra, sofremos diariamente com a má qualidade do transporte público no nosso bairro. As linhas de ônibus que permitem nosso deslocamento pela cidade são poucas, possuem tarifas altas, e não atendem às necessidades de mobilidade urbana que tanto precisamos. Assim, chegar ao trabalho, ao estudo e ao lazer torna-se uma batalha que acaba por impedir o acesso pleno à cidade. Na prática, isso dificulta e viola o direito de ir e vir e impede nossa cidadania.

Especificamente na Vila de Ponta Negra, onde moram mais de 14 mil pessoas, ou seja, mais da metade da população de Ponta Negra como um todo (cerca de 25 mil pessoas), a situação é ainda mais grave. Apenas poucas linhas de ônibus atendem à Vila. Para uma comunidade onde a maioria das pessoas depende do transporte público, isso causa um dia a dia de longas caminhadas e esperas em pontos de ônibus descobertos e malcuidados, e, ainda, o deslocamento em veículos lotados.

Apesar de já experimentarmos toda essa dificuldade de mobilidade no bairro, foi com desgosto que recebemos os avisos da empresa SANTA MARIA, via WhatsApp, com as alterações das rotas em nosso bairro. Soubemos que:

• As linhas 83 e 54 deixam de entrar na Vila de Ponta Negra;
  • A linha 46 deixa de entrar no Conjunto Ponta Negra;
  • A linha 26 deixa de atender ao bairro de Ponta Negra;
  • E as linhas 30 e 31 não entram mais no Conjunto Pirangi.

A decisão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da prefeitura de Natal – STTU de excluir a Vila de Ponta Negra do acesso a várias das já insuficientes linhas de ônibus aprofunda a discriminação social contra os moradores do bairro, que já enfrentam a barreira das altas tarifas e da precariedade do transporte público, com escassos ônibus malcuidados circulando pelo bairro. Essa decisão inaceitável desobedece ao que determina o Estatuto da Cidade (Lei 10.257), que define o transporte público como um direito fundamental para a efetivação de outros direitos, na medida em que garante o acesso aos demais serviços públicos. Ao aumentar a exclusão dos moradores da Vila do acesso ao transporte, a prefeitura pratica a discriminação com base em critérios de concentração de renda, condenado os moradores da Vila à exclusão urbana, favorecendo unicamente às empresas privadas que monopolizam este serviço público essencial.

Importante destacar que essas alterações foram apenas comunicadas à população sem que houvesse a consulta popular a respeito dessa demanda coletiva. Assim, viemos por meio desta petição requerer a anulação dessas alterações inaceitáveis pela STTU e, ainda, exigir melhores condições de transporte público para o nosso bairro.

Nós, abaixo-assinados, requeremos:

1. A anulação das alterações de trajeto propostas em setembro de 2020;
  2. O aumento e a regularização da frota de ônibus que atenda o bairro de Ponta Negra;
  3. O aumento número de linhas que de fato adentrem na Vila de Ponta Negra e no Conjunto Ponta Negra;
  4. A melhora dos pontos de ônibus no bairro de Ponta Negra, especialmente na Vila, onde os moradores dependem mais do transporte coletivo;

#ForumVilaEmMovimento