Carta Pública dos Profissionais da Educação de Surdos contra a candidatura de Bolsonaro.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Nós, professores, pesquisadores e intérpretes que atuam na Educação de Surdos, desejamos manifestar nossa preocupação com as últimas declarações do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) sobre as Políticas de Ação Afirmativa. Em entrevista concedida à TV Cidade Verde em 20 de outubro de 2018, em seu apartamento no Rio de Janeiro, o candidato declarou que as políticas de Ação Afirmativa são uma forma de “coitadismo”. Tal declaração demonstra o completo desconhecimento do candidato sobre a importância da Ação Afirmativa e da Política de Cotas em nossa sociedade. Enquanto profissionais que atuam na Educação de Surdos consideramos de grande importância a reserva de vagas para Surdos e Pessoas com Deficiências, Negros e Indígenas. A luta pelo direito do Surdo e a luta pelo reconhecimento da Libras como língua natural não é “coitadismo”, é um direito conquistado através de muitos anos de engajamento e lutas pelo reconhecimento de sua língua e culturas pela Comunidade Surda. Cabe, ainda, lembrar que as ações afirmativas em prol das minorias estão em consonância à própria Constituição Federal brasileira, muito especialmente ao Princípio de Isonomia por ela declarado, com o objetivo de promover a justiça social. Desse modo, defender as Políticas de Ação Afirmativa perpassa  questões essenciais às quais nos alinhamos, a saber, a democracia, o direito à educação pública e de qualidade e o respeito às alteridades. Trata-se, ainda, de defender uma visão de mundo humanista e contraposta a discursos e práticas violentas, opressivas e de exclusão. Em favor do direito à diferença surda e pela permanência das políticas públicas que beneficiaram a Comunidade Surda, nós declaramos nosso voto no candidato Fernando Haddad (PT).

Hoje: Paulo Roberto Tonani está contando com você!

Paulo Roberto Tonani do Patrocínio precisa do seu apoio na petição «Em favor do direito à diferença surda e pela permanência das políticas públicas que beneficiaram a Comunidade Surda, nós declaramos nosso voto no candidato Fernando Haddad (PT).». Junte-se agora a Paulo Roberto Tonani e mais 350 apoiadores.