Em defesa da ocupação de mulheres Casa Ieda Santos Delgado

Em defesa da ocupação de mulheres Casa Ieda Santos Delgado

Início
11 de novembro de 2022
Petição para
Mariana e 6 outros
Assinaturas: 1.628Próxima meta: 2.500
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Maria Eduarda

- casa de referência para mulheres em situação de violência doméstica.

No Distrito Federal nasceu a 13ª ocupação de Mulheres do Movimento Olga Benário, no Guará, numa antiga casa de Cultura que estava abandonada há mais de 10 anos sem cumprir nenhuma função social.

Fomos intimidadas mais uma vez pela Administração do Guará com ameaça de remoção coercitiva. Mas não vamos parar as nossas ações porque a nossa ocupação é legítima e feita para proteger a vida de mulheres em situação de violência doméstica. ✊�

O movimento Olga Benário tem se feito presente no Brasil inteiro na construção coletiva e de resistência de mulheres por casas de referências para as mulheres vítimas de violência doméstica, para facilitar que as mulheres tendo para onde ir com seus filhos e filhas, saiam o quanto antes, de se tornarem vítimas de feminicídio da situação de violência.

Nas casas elas recebem abrigo, alimentação, assistência jurídica, psicológica e formação, contribuindo para superar esta realidade de vulnerabilidade. 

O Brasil é um dos países mais perigosos no mundo para ser mulher. Aqui, uma mulher é assassinada a cada 2 horas. E no Distrito Federal, não é diferente. Segundo dados de 2021, do Fórum de Segurança Pública e da Secretaria de Segurança Pública do DF apontam que há 1 registro de violência contra a mulher a cada 32 minutos. 

Mesmo assim, há pouquíssimo investimento nos equipamentos de proteção e acolhimento para as mulheres. A capacidade de atendimento das ferramentas do Estado hoje disponíveis se mostram muito inferiores à urgente demanda das mulheres em situação de violência. 

E é por esses motivos que estamos construindo coletivamente a nossa Casa de Referência para Mulheres.

NOSSO MANIFESTO: https://drive.google.com/file/d/1IwFPHe3SK3fXYz7JCJfNY3W7LNXaZVxs/view

A casa de Referência das Mulheres do DF, demos o nome de Ieda Santos Delgado, filha de Eunice Delgado e Arthur Odorico Delgado, foi estudante de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e participou da resistência à ditadura, devido a sua atuação, aos 28 anos, no dia 11 de abril de 1974, foi presa em São Paulo, e, até hoje sua família luta para saber seu Paradeiro. Homenageá-la é uma forma de mantê-la viva nos corações e mentes de novas gerações.

Apoie já
Assinaturas: 1.628Próxima meta: 2.500
Apoie já

Tomadores de decisão

  • Mariana
  • Bruna
  • Maria Eduarda
  • Prof. Zanello
  • Carla