Eleger a Lula para o Brasil voltar a sorrir

Eleger a Lula para o Brasil voltar a sorrir
Por qué es importante esta petición
Manifesto do Comité Popular de Luta da Galiza:
SOMOS MURO DE CONTENÇÃO
Hoje, 22 de outubro, nós, pessoas democratas residentes na Galiza, nos unimos em Santiago de Compostela para apoiar publicamente a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República do Brasil.
Assim, defendemos a democracia, que hoje se vê ameaçada não só no Brasil, mas também na América Latina, nesta Europa na que vivemos e no mundo.
Nós, brasileiras e brasileiros de todos os lugares, em especial aqui na Galiza onde vivemos, gritamos ao mundo que queremos nossa democracia de volta!
Agradecemos a vocês, sociedade brasilega por nos acolher e apoiar nessa manifestação. Fortalecendo vínculos entre nossos povos irmãos.
Apoiamos a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente do Brasil no segundo turno das eleições porque QUEREMOS QUE O BRASIL VOLTE A SORRIR.
Ganhamos na primeira volta e ganharemos nessa segunda também.
Nosso povo merece uma vida digna, com acesso a comida e saúde. Queremos programas sociais responsáveis que não sejam migalhas em troca de votos.
Manifestamos esse apoio porque nos governos Partido dos Trabalhadores, com Lula e Dilma, o país se desenvolveu e todas nós, brasileiros e brasileiras fomos beneficiados pela melhora da economia. Foi o mais próximo que chegamos ao sonho de Max-Neef, economista do desenvolvimento que vaticinava que as pessoas devemos ser sujeito da economia, não objeto dela.
Eleger Lula nesse segundo turno será garantia de dias melhores para todas. Sabemos que o Brasil é um país rico e mal distribuído, e também sabemos que foi Lula e Dilma que contribuíram para que milhões de brasileiros e brasileiras saíssem da roda da pobreza e colhessem frutos das políticas públicas de saúde, educação e alimentação, entre 2003 e 2016, quando o injusto golpe, com intervenção estrangeira, derrubou o projeto de governo que elegemos democraticamente.
Há uns dias, um grupo de economistas assinou um manifesto justificando o seu apoio a candidatura de Lula “porque a política de seu governo deu continuidade e consolidou, de 2003 a 2011, as bases para o desenvolvimento fraterno, educado, científico e tecnológico em nosso país. As sementes da igualdade germinaram e alimentaram as artes, a cultura e a cooperação internacional”. E queremos esse país de volta.
Lula vai ganhar essas eleições para devolver a ciência ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Porque somente com um investimento alto em ciência seremos capazes de resolver os problemas do nosso povo.
Lula vai ganhar essas eleições porque a Amazônia necessita ser preservada. Somos a maior reserva mundial da biosfera, o pulmão do mundo e vamos cuidá-la. Com ela, apoiaremos a vida dos nossos indígenas e pararemos o genocídio que nosso povo sofreu nos últimos anos.
Senhoras e senhores da cidadania galega reunida hoje aqui nessa Praça, o BRASIL É GRANDE E O SEU POVO AINDA MAIOR e vamos eleger lula presidente do Brasil outra vez.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) elegeu nessas eleições seis deputados (dois federais e quatro estaduais, além de um suplente).
Pela primeira vez elegemos a cinco mulheres trans e travestis como deputadas federais e estaduais. No Congresso Nacional contaremos, pela primeira vez, com uma bancada LGBTQIA+. São quatro parlamentares: duas pessoas trans, uma mulher lésbica e uma mulher bissexual.
Lula obteve no primeiro turno a maior votação obtida por um candidato a presidência desde a redemocratização. Foram mais de 57 milhões de votos.
Somos MURO DE CONTENÇÃO contra essa onda que tudo quer destruir.
As pessoas da Cultura também apoiam a eleição do Presidente Lula. Uma sociedade não pode crescer se esquecermos deste coletivo que gera milhões de postos de trabalho, enriquece os saberes e serve de medicina acessível diária. Da Música ao teatro, da pintura à escultura e o cinema sabemos que com uma economia criativa faremos um país maior. E melhor.
Apoiamos ao presidente Lula porque nos seus governos ele ampliou a participação social. Foi ele quem criou dezenas de conselhos e órgãos de representação da sociedade civil para a elaboração de políticas públicas. E recebeu por isso o reconhecimento de organismos internacionais por incentivar a participação cidadã.
Com o PT no governo foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários. Praticamente duplicou o número de estudantes universitários entre 2003 e 2014: passou de 505 mil para 932 mil. Foram implantadas mais de 360 unidades de institutos federais por todo o país.
Nos governos petistas tivemos o melhor Ministério de Relações Exteriores. No exercício das suas funções, o Itamaraty criou convênios e participações ativas no combate ao Tráfico de Seres Humanos com fins de Exploração Sexual. E esse é o país que queremos. Onde as pessoas tenham valor e que se respeite a vida. NÃO À TRATA DE PESSOAS.
Lula criou mecanismos de transparência.
Os governos petistas tiveram avanços em termos de transparência pública, com a criação do Portal da Transparência e a promulgação da Lei de Acesso à Informação no governo Dilma.
Não queremos sigilos de 100 anos!
Não queremos sigilos!
É por tudo isso que apoiamos a eleição de Lula Presidente no domingo dia 30.10.2022. Porque queremos que todos sejam responsáveis pelos seus atos e porque o Brasil merece a transparência institucional que teve e foi perdida com o golpe e intervenção estrangeira.
Elegeremos a Lula presidente neste domingo dia 30.10 porque ele fez políticas públicas de transferência de renda no passado, e será quem vai devolver ao povo a dignidade de ser humano.
A criação do Fome Zero e do Bolsa Família foram marcas da importante redução da pobreza e da desigualdade no país. Como disse Carolina de Jesus no livro Quarto de Despejo, lá em 1955, o Brasil só vai para frente quando tiver um presidente que passou fome.
E Lula passou fome.
E por isso ele não esquece das suas raízes.
Por isso tem os pés no Nordeste, na seca e dignidade de um povo que não baixa a cabeça. Como ele mesmo disse: "quem nasceu em Pernambuco e não morreu de fome até os cinco anos de idade, não se curva mais a nada”.
NÃO NOS CURVAMOS. Somos pilar de um país que vai seguir crescendo com o novo governo do Presidente Lula.
Manifestamos nosso apoio ao presidente Lula porque ele nunca desacreditou o processo eleitoral. Em nenhuma das eleições que participou Lula questionou o resultado. Nunca ameaçou não cumprir decisões da Justiça Brasileira ou desacreditou a confiabilidade do sistema eleitoral do País.
Por isso e muito mais, nós, brasileiras e brasileiros residentes na Galiza, juntamos nossas vozes a de outros milhões de brasileiras no Brasil e no mundo para manifestar nosso apoio à eleição de Lula Presidente da República no próximo domingo dia 30 de outubro de 2022.
Damos grazas a Galiza. Esta terra que nos acolleu e coa que compartimos lingua e desexo de mudanzas.
Damos grazas ás diferentes organizacións e colectivos galegos aquí presentes, que coma nós buscan fortalecer o estado de benestar e a xustiza social, ao tempo que loitan contra a desigualdade e o empobrecemento das clases populares.
Damos grazas aos partidos políticos, sindicatos e persoas que a nivel individual apoian esta marcha e que desexan que tanto Galiza como Brasil inicien novos aires de liberdade.
Damos grazas a sociedade Galega e a toda a cidadanía aquí presente por estar connosco nesa loita.
SOMOS MURO DE CONTENÇÃO e o Brasil voltará a sorrir de novo.