Assine pela posse da Cônsul-Honorária de Brisbane

0 have signed. Let’s get to 1,000!


A comunidade brasileira residente no sul do estado de Queensland solicita à Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores a assinatura da posse da próxima cônsul-honorária de Queensland, que trabalhará baseada na cidade de Brisbane.

No segundo final de semana de março de 2020, o consulado-itinerante realizou um atendimento extraordinário na Gold Coast, onde foram atendidas mais de 200 famílias que puderam resolver trâmites burocráticos de documentação brasileira.

Nossa comunidade tem crescido acelerada e progressivamente. Somos migrantes, residentes permanentes, familiares visitantes e estudantes temporários, todos cidadãos brasileiros que frequentemente necessitam de atendimento e suporte consular.

Estamos sob a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Sydney, que se situa a cerca de 1000km da nossa localização. No momento, esta população precisa se deslocar até Sydney, ou em alguns casos, pagar por despesas postais e notariais para resolver questões burocráticas ligadas à obtenção de documentação brasileira. 

Nossa comunidade contou por cerca de 3 anos com os ótimos serviços prestados pelo prévio cônsul-honorário de Queensland.

Sabemos que a próxima cônsul já foi apontada, e que sua efetivação no cargo depende apenas da assinatura de sua posse pelo Ministério das Relações Exteriores.

A posse da cônsul-honorária de Queensland acarretará uma economia substancial nos custos relacionados à solicitação e regularização de documentos brasileiros, e também fortalecará o relacionamento da comunidade local com as autoridades brasileiras, que estarão mais próximas de nós através da presença física da cônsul-honorária na cidade de Brisbane.

Nós, cidadãos brasileiros e organizações comunitárias de brasileiros na região do sudeste de Queensland e arredores, nos prontificamos a exercer a nossa cidadania, e apoiarmos ao máximo, dentro de nossas possibilidades, a atuação da cônsul-honorária de Queensland, e assim solicitamos a reinstauração deste servico consular que se encontra suspensa por mais de 6 meses.

Requeremos a atenção da Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores para a nossa solicitação e aguardamos em breve um retorno sobre a questão.