REABERTURA DAS QUADRAS 1, 2 E 3 DO CEPEUSP

REABERTURA DAS QUADRAS 1, 2 E 3 DO CEPEUSP
Nós, tenistas, apoiadores e frequentadores do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), vimos através deste abaixo assinado solicitar a abertura das quadras 1, 2 e 3 deste mesmo centro esportivo, tendo em vista que até o presente momento não nos foi apresentada nenhuma justificativa plausível que explique a manutenção de sua interdição.
Cumpre previamente mencionar o reconhecimento desta comunidade em relação ao esforço e empenho dos administradores e da diretoria do CEPEUSP na destinação de recursos públicos para promover a reforma destas quadras.
O grande interesse e expectativa em poder utilizar as referidas quadras se justifica em grande medida pelo extenso período de tempo em que as mesmas ficaram interditadas para reforma, consideravelmente acima da média de mercado. Justifica-se ainda em função dos mais de 7 anos durante os quais aguardamos esta reforma, uma vez que as condições prévias ao longo deste período eram precárias e colocavam em risco a integridade física dos tenistas que se arriscaram em tentar utilizá-las (talvez sendo este o momento no qual fosse justificada qualquer tipo de interdição).
Ressaltamos que os principais agentes que causam a degradação das quadras são as intempéries às quais estão sujeitas, independentemente de sua utilização. Desta forma, a manutenção da atual interdição poderia ainda ser entendida como um aproveitamento inadequado dos recursos públicos. Tal qual um equipamento caro que é adquirido e permanece parado, sem uso finalístico e submetido à obsolescência, entendemos que a manutenção da interdição das quadras 1, 2 e 3, quando há tantos interessados em utilizá-las para seu objetivo final, de forma regular e alinhada aos propósitos estatutários deste conceituado Centro Esportivo, carece de eminente reavaliação.
Pedimos ainda a oportuna consideração deste pleito em função do cenário de retorno e reabertura das atividades do CEPEUSP . Após quase dois anos de interdição (à qual entendemos certamente justificada nas fases mais críticas da pandemia), a restrição deste centro certamente impactou nas rotinas esportivas de saúde física (e mental) de milhares de pessoas da comunidade.
Como já é sabido e comprovado cientificamente, a realização de atividades ao ar livre, resguardados os devidos protocolos de segurança, não só devem ser seguidas, como incentivadas. Neste momento, onde verificamos significativas sequelas físicas e emocionais decorrentes da pandemia da COVID-19, a prática esportiva certamente é umas grandes armas para o retorno à “normalidade”. Neste sentido, a modalidade tenistica é comprovadamente uma das práticas mais seguras, contando com grande participação da comunidade USP interna e externa.
Assim, de modo a preservar o interesse público, e alinhados aos preceitos das resoluções:
RESOLUÇÃO Nº 3745, DE 19 DE OUTUBRO DE 1990 (Regimento Geral da USP);
RESOLUÇÃO Nº 7947, DE 09 DE ABRIL DE 2020 (Regimento do CEPEUSP) em seu artigo 3º;
solicitamos a reabertura das quadras 1, 2, 3 atendendo a sua imediata utilização para os fins específicos da prática esportiva.
Tenistas, Esportistas, Apoiadores e frequentadores do CEPEUSP