Decision Maker Response

Diretor de cinema Carlos Diegues
Diretor de cinema

Jul 3, 2014 — Caras Senhoras e caros Senhores,
A ação do filme "O grande circo místico" começa em 1910. Seria portanto inverossímel, um ato de enganar e mentir ao espectador, se não mostrássemos animais no circo, como era comum naquela época em todos os continentes. Mas não só trataremos bem os animais, como também não deixaremos de mostrar como eles eram humilhados e privados de liberdade naqueles espetáculos. É mais ou menos como se estivéssemos fazendo um filme sobre o nazismo e a crueldade dos campos de concentração na primeira metade do século XX: não poderíamos deixar de mostrar as vítimas daquela brutalidade, privadas de liberdade, mal tratadas e humilhadas por seus algozes. Estaríamos, como estaremos, colaborando em defesa de comportamentos mais humanos em relação às pessoas e aos animais. Centenas de filmes sobre circo, antigos e recentes, já foram feitos em todos os países do mundo, muitos deles defendiam calorosamente os animais e os tratavam com respeito, como pretendemos fazer também. Com toda a minha atenção,
Carlos Diegues