Contra a Nota Mínima para o Ingresso na Universidade Federal de Viçosa

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

NOTA: DCE CONTRÁRIO A ADESÃO DA NOTA MÍNIMA NA UFV
Mais uma vez, a universidade está prestes a tomar uma decisão determinante na vida dos estudantes, sem sequer consultá-los.
Nessa quinta-feira, dia 12, será votado no CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão ) pela adesão da nota mínima do ENEM pelo SISU na UFV. Essa nota mínima, definida pela universidade, barraria o ingresso de possíveis estudantes que, porventura, não conseguissem alcança-la. É pela segunda vez que essa votação está em pauta, tendo sido revogada ano passado por não haver discussão suficiente acerca do tema e pela pressão dos estudantes contra a nota mínima.
O DCE é totalmente contrário à proposta de adotar a nota mínima!
Existem várias problemáticas nesse processo. A principal questão é que esta pauta não condiz com a nossa luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.
É dever da universidade pública garantir e lutar pelo direito ao acesso e pela permanência dos estudantes que ingressam nela, sejam eles vindos de escolas públicas ou particulares, tendo eles uma base de ensino qualificada, ou não. Essa instituição deve abarcar as diversas condições deparadas nesse processo, visando sempre à inclusão e acolhimento de quem chega. Nesse aspecto, a nota mínima se configura como mais um processo de exclusão social, tendo em vista que, ao cercear o ingresso de uma parcela de estudantes, a universidade retira a sua responsabilidade de criar políticas de inclusão.
Nós estudantes entendemos que, ao determinar uma nota mínima, cria-se uma barreira além das diversas já impostas na sociedade, cerceando ainda mais os direitos da população de ter uma educação pública, gratuita e de qualidade!

NOTA MÍNIMA, NÃO!

Hoje: Diretório Central dos Estudantes está contando com você!

Diretório Central dos Estudantes precisa do seu apoio na petição «Diretório Central dos Estudantes: Contra a Nota Mínima para o Ingresso na Universidade Federal de Viçosa». Junte-se agora a Diretório Central dos Estudantes e mais 2.385 apoiadores.